segunda-feira, 21 de maio de 2012

Resenha: Água para Elefante

Autora: Sara Gruen
Editora: Arqueiro



Sinopse - Água para Elefantes - Sara Gruen

Desde que perdeu sua esposa, Jacob Jankowski vive numa casa de repouso, cercado por senhoras simpáticas, enfermeiras solícitas e fantasmas do passado. Por 70 anos Jacob guardou um segredo. Ele nunca falou a ninguém sobre os anos de sua juventude em que trabalhou no circo. Até agora.
Aos 23 anos, Jacob era um estudante de veterinária. Mas sua sorte muda quando seus pais morrem num acidente de carro. Órfão, sem dinheiro e sem ter para onde ir, ele deixa a faculdade antes de prestar os exames finais e acaba pulando em um trem em movimento - o Esquadrão Voador do circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.
Admitido para cuidar dos animais, Jacob sofrerá nas mãos do Tio Al, o empresário tirano do circo, e de August, o ora encantador, ora intratável chefe do setor dos animais.
É também sob as lonas dos Irmãos Benzini que Jacob vai se apaixonar duas vezes: primeiro por Marlena, a bela estrela do número dos cavalos e esposa de August, e depois por Rosie, a elefanta aparentemente estúpida que deveria ser a salvação do circo.




Minha opinião:

Tem coisas que me fazem correr de um livro: ser um "best seller  na lista do mais vendidos do The New York Times" e capas horrorosas, sei que é errado mas sou assim... Ter o Robert Pattinson em uma capa é quase certeza de me ver correndo dez quadras pra bem longe. Como alguns devem saber eu sou atriz, não que seja uma atriz espetacular, bem longe disso, mas se mais de dez anos de estudo não me tornaram uma atriz excepcional me deram uma percepção: de notar se alguém está interpretando. Pois para mim não existe interpretação boa, ator não interpreta ele sente e vive aquilo que lhe é proposto. Existe muitas técnicas que farão o telespectador acreditar no personagem, mas só o sentimento vai te fazer se emocionar com ele. O Robert é tão cheio de técnicas fajutas que não consigo acreditar em nada que ele faz...
    Então, tirando minhas implicâncias de lado esse livro me surpreendeu, é uma leitura tranquila e gostosa que passa o recado, digamos assim. A autora não soube narrar bem as cenas tensa e trágicas, fazendo com que tudo fique mais ou menos no mesmo plano, com pequenas exceções, mas o estranho é que isso não prejudica. As partes com o velho Jacob são tão rabugentas que apesar da realidade triste você acaba se divertindo com ele. 
    O melhor no entanto são os detalhes da vida no circo, tão vivos que você consegue acreditar que aquilo realmente existiu e essa é a pura verdade. Na última página do livro tem um relato da autora que conta toda a sua pesquisa, que foi muita, para passar toda o glamour e os problemas da vida circense. 
    Sou contra a utilização de animais em circo e ela conta uma coisa que achei tão absurda que fico arrasada. O video aqui em baixo é sobre esse relato e não é um vídeo legal. 
   Todos devem conhecer Thomas Edson pelas suas invenções, eu nunca gostei dele, tenho o péssimo habito de não gostar de pessoas que tem uma certa unanimidade sempre achei que ele era um gênio sim, mas um gênio oportunista, depois de ver este video fiquei enojada, não apenas da situação mas da relação dos seres humanos com os animais.

Topsy a elefanta é condenada a morte por ter esmagado seu domador, num aceso de fúria desencadeado por ele ter jogado um cigarro aceso dentro de sua boca, Thomas Edson é trazido para sua execução por eletrochoque e afirmam te-la matado em 10 segundos, eu vi o vídeo na integra e muito depois desse tempo ela ainda esta agonizando.
Depois, nosso querido Thomas sai pelo mundo mostrando esse vídeo "lindo" em faculdades, reuniões e palestras, para demonstrar como é eficiente sua técnica, quero frisar que antes da elefanta ele vinha matando testando em cachorros, gatos e macacos.


    Gente desculpa essa resenha, mas fiquei tão indignada com isso, ainda mais depois de ler o livro em que a elefanta Rosie baseada na Topsy, é super meiga e inteligente. O livro é bom, recomendo. É muito redondinho e a autora não deixa nenhuma ponta para reclamarmos, até mesmo para mim, que reclamo de tudo kkkk.
     Não achei nenhum erro de diagramação, nem de digitação!!!! Isso é lindo!!! Pois tenho visto tantos livros com erros vergonhosos e fiquei super feliz de ver como a Arqueiro tratou bem deste . A capa original, antes do filme, era muito  bonita, fiquei com pena de não ter ganho ela rsrs


Bjosss


29 comentários:

  1. Olá Fernanda,
    Eu ainda não li o livro. Mas pretendo ler assim que possivel.
    Já assisti o filme e gostei bastante, as horas passam que você nem sente.
    Parabéns pela resenha. Ótima

    Lucas / Era uma vez...
    livroescontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Então. Eu li o livro e adorei a história, principalmente quando era falado sobre os detalhes do circo que você comentou. Sobre o vídeo, nem pensei em dar play, e só de ler o que você escreveu sobre, sei que vou ficar lembrando e triste a semana toda. Quando vejo o que as pessoas fazem com os pobres animais, não consigo não sentir desprezo, raiva, nojo da raça humana. Os animais, que muitos dizem irracionais (eu não acredito nisso totalmente) pensam muito mais do que muito humano por aí.
    Enfim, é isso.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Li o livro e amei. Adoro como ela descreve a velhice do Jacob e toda a vida dele no circo. Um livro lindo de se ler.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda tudo bem?
    Já tinha lido uma resenha com relação a esse livro a um tempo atrás mas não me desperto imediatamente a vontade de lê-lo, ainda vou deixá-lo pra uma oportunidade mais tranquila. Com relação aos maus tratos aos animais também sou contra, e minha implicância com o circo vem toda disso, por que sei que os animais nunca são bem tratados nesses lugares.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://vceoqueler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda!
    Eu não sabia que você é atriz! *-*
    Eu já li esse livro e gostei da história, principalmente pelos detalhes e descrições, que nos fazem "viver" a história. Mas também fico indignada com mals-tratos a animais, e por isso nem vou assistir o vídeo que você postou. Desculpe, não tenho estrutura emocional para ver essas coisas, sempre acabo chorando por animais que nem conheço, só de ler as notícias.
    Eu também não gosto de circo justamente por isso. O único que tenho vontade de ir um dia é o Cirque du Soleil, porque não tem animais.
    Gostei da sua resenha e das comparações que você fez com o nosso mundo real. E não tem como não amar a Rosie!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi Fer, gostei da resenha, e ler esta resenha só me mostrou que não vou gostar muito do livro, eu vi o filme, a atuacao de Robert Pattinson esta pessima neste filme..

    beijos
    passa la no blog, promo nova
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Fê!
    Minha nossa,que desabafo!Mas eu tb não gostei da capa e o livro em si não me chama a atenção,talvez tenha corrido,assim como vc faz *_*.
    Temos nova parceria no blog,Editora Linhas Tortas,se puder passa lá.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Menina, eu não sabia dessa história do Thomas Edson não, que absurdo.

    Também sou meio do contra quando se trata de pessoas muito conhecidas, sempre acho que estão enchendo a bola demais sabe?

    Eu adorei esse livro, e as partes de Jacob já idoso, me fizeram pensar em como vai ser a minha velhice.

    Ótima resenha!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. A resenha esta ótima, confesso que fiquei ainda mais interessa, mas esse é um livro que ainda vai demorar um pouquinho para mim ler.

    Agora sobre essa terrivel crueldade, só devo dizer que lamento e muito e quanto mais sei sobre esse tipo de situação, mais gosto dos animais e detesto o bicho homem...

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  10. Oiie super vale o desabafo...Assim como vc não aceito animais em circos, mesmo sendo proibido por lei, mais alguns ainda utilizam. Bom sou amante de animais trabalho na area, então posso ficar falando horas aqui. Mais não vou, enfim senão vai virar um livro. Fico indignada com os absurdos que fazem contra os animais.
    Voltando pro livro, quero muito ler esse livro, só assisti um pedacinho do filme que me derreti em lágrimas.
    Parabéns pela resenha e pelo desabafo.
    beijoos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  11. Eu também não curto o Robert Pattinson. Na verdade, nem como ator e nem como rostinho bonito. Acho ele muito magrelo e branquelo pra ser algo desejável, haha (sou mais o Seth Rogen, gordinho e com cara de nerdão *-*).
    Sempre tive preconceito com esse livro. Preconceito mesmo³, assim como eu tenho com 90% dos livros de romancezinho. Me dá nojinho ler romance, haha.

    Mas eu amo circo, e tudo relacionado a arte circense (mentira, também não gosto de animais no circo analisando por ambos os lados: tanto do animal que é machucado quanto de uma pessoa que está sujeita a acidentes sérios). Provavelmente eu iria me encantar com esse lado mágico da vida no circo, mas meu preconceito me impede, haha. =x

    Sobre o post lá no blog: eu também não curti os filmes a não ser a animação de Last Exile que eu achei perfeita em vinte milhões de níveis diferentes. Mas confesso que gosto bastante dos quadrinhos (o quadrinho de A liga extraordinaria é ótimo, juro), os livros e principalmente os jogos (tanto de computador quanto o Reinos de Ferro que é um RPG de mesa super maneiro). Meu amor por steampunk veio daí, haha. =3

    ResponderExcluir
  12. Fernanda, ainda não consegui ler o livro, mas não tenho a mínima intenção de ver o filme. Os atores não me animam, então....

    Pessoalmente, não vejo graça nenhuma em circo, ainda mais com animais, esses animais passm por poucas e boas.

    Bom, antes da resenha ia "passar" o livro, e não ler, mas agora fiquei curioso. Quem sabe o leio uma hora dessas.

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia o tal do Thomas, mas só pelo que ele fez, já odeio ele :X Ainda não li esse livro,mas até que tô lendo resenhas boas sobre ele, dizendo que os leitores gostaram do livro e dos relatos sobre o circo, quero ler sim, já vi o filme, mas mesmo assim sou super curiosa pra ler o livro <3

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li esse livro, mais tenho vontade de assistir o filme primeiro. Na maioria das vezes eu prefiro assistir o filme primeiro, para depois ler o livro, assim eu tenho mais ou menos uma noção do enredo.
    Ótima resenha !!
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  15. Ta aí um livro que não chamaria minha atenção numa estante ou numa livraria... Os autores não me chamam muita atenção, não sou apegada a circos e quando envolve animais e suas dores, ah... Aí fica extremamente difícil ao cubo. Sou muito seletiva quando o assunto é livros, mas sou uma seletiva agradável. hahaha Enfim, sua resenha foi bem sincera e eu gosto disso. E no final você o recomendou, mas como fica o meu medo e minha seleção? hahaha Talvez, depois... Eu procure mais sobre ele. ^^

    Beijos, seguindo você!
    http://eppifania.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Não li este livro ainda, mas pelo fato de muitos estarem falando bem dele e tudo o mais estou afim de ler a um tempinho.
    Sua resenha só aumentou essa vontade.
    Curti o post.
    Beijo
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá Fernanda!

    Preciso ler este livro *-* todos dizem que é lindo!!! Me recuso a ver o filme, antes de ler o livro rs...

    Ótima resenha!

    bjs

    anereis.

    mydearlibrary | bookreviews • music • culture
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  18. Não li esse livro ainda, mas já vi o filme e gostei, a história é bem legal, só não gostei muito das atuações.

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com/
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  19. Eu ja li o livro e assisti
    E gostei bastante
    Mas com ja li o livro, achei ele bem melhor

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Fer, é bom ler uma resenha de uma pessoa tão crítica, e mesmo que o assunto Thomas não seja, à primeira vista, relacionado a isso, eu adorei saber sobre isso (eu não sabia) e acho que uma das coisas que mais importa para quem lê um livro, além do lazer e essas coisas, é saber levá-lo para a realidade, compará-lo, ter mesmo uma visão crítica.

    Parabéns pela resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Já li o livro e amei... É uma história triste mas é muito bonita. Qual maldade com o elefante, fiquei chocada com esse vídeo.
    Ótima resenha.
    Bjão!
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Fer, eu to com muita vontade de ler esse livro, sério. Estou adiando o filme por causa do livro, pois quero lê-lo antes. :) Espero que isso aconteça logo!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  23. Oi Fernanda,
    Eu gosto muito deste livro, fiquei emcionada quando li ele e o meu ainda bem é com a capa original.
    E quanto ao filme, quanta decepção a minha, mas eu ja esperava por isto.

    Bjos!
    Katielle
    www.leituramaravilhosa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Oie Fernanda,
    Ainda não li o livro, mas tenho vontade, apesar de não estar ansiosa. A primeira capa era linda mesmo, não gosto muito quando colocam a capa do filme no livro.

    Também detesto saber sobre os maus tratos com animais, por outro lado é sempre importante nos informar para abrir os nossos olhos.

    Bjs
    Amanda
    http://leituraentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Ah menina, eu vi o filme e ele nem me agradou muito não, tanto que logo na metade eu já estava com o pc no colo e só ouvindo a história e olhando ocasionalmente para a tela. Mas, de qualquer forma, é uma história legal.
    Não cheguei a ler o livro porque não me conquistou em nenhum momento.
    Já à essa história de Thomas Edson, muito horrível! x.x

    Beijos.

    ResponderExcluir
  26. Eu amei de paixão esse livro, e concordo com você a capa faz correr longe! Mas eu vi opiniões de pessoas que eu confiava e me arrisquei a ler o livro, não me arrependi!
    Não assisti o filme até hoje, e não sei se um dia vou chegar a fazer isso, exatamente pelo autor que o interpreta.
    Gostei da sua resenha e o video me deixou com o coração na mão.

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  27. Olá*
    Não li o livro, mas assisti o filme. Gostei de ver sua opinião sobre o livro. E gostei da resenha :)
    Beijos

    http://pollymomentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. oi querida,
    eu gostei bastante deste livro, mas esperava mais :S
    COmo tu dissestes, a autora não soube passar as cenas tristes e de tensão, mas as partes do circo e da elefanta compensam :)
    boa semana
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Oi, leitora nova!
    Uma amiga minha já tinha me recomendado esse livro e, por coincidência, ontem estava passando na televisão. Apesar de ter a mesma opinião sobre Robert Pattinson, resolvi dar uma chance e ter uma ideia sobre a história. Me apaixonei pela Rosie, ela é linda e muito inteligente! Entretanto, só vi parte do filme e agora estou louca pra ler o livro! Parabéns, seu blog tá lindo

    ResponderExcluir