terça-feira, 5 de junho de 2012

Pensando sobre parcerias

 
Talvez o título engane um pouco, pois não estou pensando em parcerias, afinal estou muito longe disso rsrs estou pensando mesmo na relação blog/editora. Estes dias estive conversando com a Suellen sobre isso e acabei querendo fazer este post.
    Quero saber um pouco de vocês como é trabalhar com editoras, digo trabalhar por que se para vocês não é um trabalho por certo para elas sim.
    Receber parceiros é um momento feliz e de auto afirmação do blog, acredito que é um estimulo e uma demonstração de reconhecimento. Afora isso penso no lado das editoras: Ter o seu livro resenhado por dezenas de blogs é sim um modo de divulgação eficiente, pois sem dúvida alguma somos consumidoras literárias vorazes. Por isso fiquei com uma pulga atrás da orelha... Será que não estamos sendo um pouquinho manipuladas?
    Se analisarmos friamente as editoras estão praticamente ditando o que resenhamos ou não. Veja bem: quem de nós ganhará um livro e não fará uma resenha? Eu se ganhasse faria, pois no meu ver seria feio não faze-lo, mesmo que demorasse um pouco uma hora ele apareceria. E por isso acabou ficando tudo muito igual. Nossos blogs eram para ser informativos e acabamos num ponto comum, todos falando do mesmo livro e comentando as opiniões uns dos outros.
    Imagina se os blogueiros não estivessem com pilhas enormes de "presentes" das parcerias pra ler, iriam mais em livrarias e talvez encontrassem coisas diferentes. Ou não, quem sabe...
Não quero que ninguém se ofenda, o que quero mesmo é a opinião de vocês, pois talvez um dia eu tenha alguma parceria, mas hoje, com meus queridos 142 seguidores que eu nem acredito que tenho <3 não me sinto estimulada a isso. 
E então gente, o que vocês acham desse blá blá blá todo?
Aos Pensadores bjos ^^

42 comentários:

  1. Eu acabei tentando uma parceria com a Novo Conceito por ter muita³ vontade de compensar meus leitores de alguma forma, e eu achei que sortear os kits seriam uma boa idéia. Não recebi uma resposta ainda e admito que me sinto mais tranquila assim.
    De qualquer forma eu vivo indo e voltando nessa idéia por querer fazer algo legal pra quem acompanha o blog e ao mesmo tempo ter medo de "perder a essência" (acho essa expressão muito ruim, mas não sabia de que outro jeito eu poderia falar) do Taiyou.
    Meu blog sempre foi mais "testosterona", sem muita frescurinha e mimimi. Ele foi criado pra ser meu, pra me mostrar como pessoa e expor as minhas opiniões. Já imaginou se eu recebo um Nicholas Sparks da vida e preciso resenhar? Eu sentiria como se eu estivesse me traindo.

    ResponderExcluir
  2. Hey, entendo sua opinião, vários blogs que conheço com resenhas ou promoções dos mesmos livros, meio que cansa sim, mas acho que isso é só em relação ás editoras que só enviam os lançamentos delas, tem editoras em que a gente escolhe o livro que nos interessa pra fazer resenha, como a Arqueiro, por exemplo, e eu acho isso bem legal e que pode trazer alguma diferença nos posts de resenha.
    Eu tenho a parceria com editoras um trabalho também, por que sei lá, eu recebo os livros e preciso resenhá-los, ou seja, preciso lê-los e montar uma opinião em cima disso, e quando o livro é bom, a opinião acaba sendo a mesma, e entendo que a galera de fora, pensa que é mais por que a editora é parceira e os blogs querem agradar a ela, pode ter blog que funciona assim mesmo, mas alguns são realmente verdadeiros em suas resenhas.
    Enfim, fazer parceria com editoras é trazer mais conteúdo ao blog e proporcionar sorteios de livros bons para os leitores, mas dá trabalho e recentemente, traz muitas críticas pra quem é parceiro.

    Ah, gostei de dar opinião aqui *____* rs

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Tipo concordo com vc, eu tenho parceria com a Novo Conceito com a Arqueiro e Sextante, estou tentado conseguir com Intrínseca, Galera e a Universo dos livros somente, não sou alguns blogs que se veem por ai que vivem de parcerias. O blog não é so isso, parceria, resenha e mais resenhas...Posso dizer por mim tenho parceria, sim, tenho uma pilha de livros sim, mais faço pq gosto e não em sinto manipulada, Se não gosto de um livro aviso a editora e não aceito, hoje mesmo fiz isso com a Novo Conceito eles iriam mandar um livro estilo empresarial e essa não é minha cara e nem a do blog, pedi pra não enviar pra mim. ^^
    Continuo indo a livraria, eu até ando evitando, pois, sou fissurada em livraria rsrs
    Agradeço de coração os 400 seguidores, e não compro seguidores por fazer tal promoção ou por tal parceria com editora...Diferentes de muitos blogs que a gente vê por ai.
    Ah! Trabalhar com editoras é super legal, eu gosto, de ter esse contato se conhecer o trabalho, e até mesmo conhecer autores, foi através da minha parceria com a NC que hoje conheço e converso sempre coma Tammy Luciano ^^ É através disso que vários ajudamos sem querer vários autores também, e não quero ganhar nada com isso, simplesmente fico feliz ^^
    Beijos
    Bruna-Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  4. Oi Fê, tenho tanto para falar desse assunto, ontem mesmo estava falando sobre isso com a minha irmã coitada que tem que me ouvir e não faz idéia do que eu to falando.
    Eu acho muito chato ler a resenha de um mesmo livro, dez, quinze vezes, sabe quantas vezes eu li resenha de Para Sempre, foi chato, eu li e comentei por que apesar de ter achado chato foi em blogs que eu acompanho e amo.
    As vezes eu tenho a sensação de que as pessoas ficam tão desesperadas por parceria que as firmam com várias editoras que muitas vezes não tem nem muito a ver com o gosto pessoal.
    Tem blog grande que só resenha livro de parceria, isso eu entendo, você sabe que aquilo tem a ver com o gosto pessoal da pessoa. Mas tem alguns blogs que só tem resenha de parceria, e você não ve uma identidade nele, por que são historias diferentes e fica tudo naquilo e eu acabo desistindo de acompanhar o blog.
    Eu não tenho parcerias, mas com as editoras que eu sempre lerio, se não der, não deu. Prefiro continuar comprando meus livros.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorei cada resposta, tipo a preocupação da Layn tb é minha, de ter que ler algo que não gosto, mas a Brubs respondeu que isso, que podemos escolher não aceitar e tb devolver. Jeniffer conheço super bem seu blog e sei que não é um desses que só faz resenha, ele tem sempre boas ideias e post diferentes. Jú tb me cansa ler milhares de resenhas do mesmo livro, lembro que quando lançaram Garota Replay todo mundo falou sobre,e como muitos blogs eu seguia acabei comentando em todos que via, acredita que mandaram um mail pra Tammy falando que não precisava mandar uma amiga defender ela nas resenhas. E tipo defender de que neh? Eu não comentava pela Tammy ser minha amiga e sim pq eu seguia os blogs... Ai agora estou começando a filtrar, começando a conhecer melhor os blogs e entender melhor como isso tudo funciona e por isso tb este post. Para entender melhor, pq minha opinião pode ser falha neh...
    Muito legal a participação de todas

    ResponderExcluir
  6. Concordo em certos pontos e entendo bem, afinal, vários blogs que sigo, muitas vezes estão com as mesmas resenhas e lançamentos, que acaba muitas vezes cansando o leitor. Acho que o diferencial, na hora de você receber um material para divulgar da editora, seja fazendo com suas palavras e não algo pré pronto e realmente isso é um trabalho, que estimula conteúdo e uma forma do blog ter diversidade.

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  7. Verdade Sammy, pelo menos tem que tentar algo novo, que estimule o leitor a ler a resenha de um livro que já está meio batido na blogsfera, isso nos protegeria daqueles comentários genéricos e que na verdade não acrescentam nada...

    ResponderExcluir
  8. Se for assim tão sossegado quanto a Bruna falou, porque tantos blogs acabam caindo no mesmo erro de repetir os mesmos posts, repetir as mesmas resenhas, citar as mesmas coisas e tentar enfiar na cabeça do leitor uma coisa que já está mais que conhecida?
    Acho que o blogueiro que faz parcerias acaba sim modificando o estilo de postagem, a não ser que a pessoa seja muito³ boa pra saber separar as coisas. E eu não tenho confiança suficiente em mim pra afirmar que eu vou continuar escrevendo como sempre mesmo depois de receber uma tonelada de livros de parceiros. Prefiro continuar a dúvida. xD

    ResponderExcluir
  9. Para mim, as parcerias são uma coisa boa
    Pois sem elas eu não teria um blog literario, já que por mim mesma é tão dificil de conseguir livros, já que não trabalho...
    Mas eu acho que a pessoa se perde se passa a fazer parceria com todas as editoras, só para ter mais e mais e o blog acaba perdendo a personalidade. Mas se ele sabe dosar bem isso, acaba ficando bom
    Já que agora, além dos livros das parcerias também posso pegar uns na biblioteca, fica mais facil de deixar um conteudo diferenciado ;)

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. As duas disseram tudo, é muito fácil se perder, acho que dá pra sacar o estilo do blog e o estilo da editora que for mais parecido. tipo eu: adoraria uma parceria com a Dracaena. Mas algumas editoras não tem a ver comigo. è complicado mesmo...

    ResponderExcluir
  11. Eu ia falar um troço, mas aí me toquei que isso não é culpa da editora e sim dos autores dos livros, então deixa pra lá. XD
    Concordo que vai muito do estilo do blog, mas acho que parceria é igual comentário: quanto mais você ganha mais você pira nisso e quer mais. Tem que ter cabeça...

    ResponderExcluir
  12. Acredito que é trabalhar sim, pois você está fazendo a promoção da marca dela, o que é um trabalho. É algo muito bom, ainda mais pra quem deseja entrar nesse ramo, trabalhar com editoras numa carreira "vida real". Eu curto bastante! (:


    Beijos,
    Caroline, do http//criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Engraçado, achei que essa postagem ia ter mais polêmica do tipo gente queimando a bandeira das editoras, ou gente se estapeando pra defender as parcerias. Já não se fazem mais postagens polêmicas como antigamente, tsc tsc tsc. :DDD

    ResponderExcluir
  14. hahahahahahaa ta vendo Layn, eu tb achei que ia tomar um monte de foras, quando publiquei ainda pensei putz, arranjei problema kkkkkkkk
    Cara o que vc ia falar dos autores?

    ResponderExcluir
  15. Eu ia falar que as editoras ultimamente não tem publicado livros que agradem todos os tipos de leitor (alo você, tem gente que não gosta de YA)lançando basicamente a mesma história, mas com personagens diferentes. E que isso contribui pra que a gente ache que os blogs escrevem sempre a mesma porcaria e etc.
    Mas aí eu lembrei que isso foi algo que partiu dos autores e dos próprios leitores, e não da editora. A novo conceito, por exemplo, só tá indo no embalo e publicando o que vende.

    Tá faltando derramamento de sangue por aqui, daqui a pouco eu vou começar a puxar as polêmicas falando que Jogos Vorazes é ruim, que Branca de Neve e o Caçador é uma bosta, etc. XDDD

    ResponderExcluir
  16. Sim, já teve gente aqui que falou não aguentar mais triangulo amoroso, e eu concordo. Ta um saco isso, os mesmos enredos sóq ue com lugares e poderes diferente. Mas assim deve ter coisa boa por aí, aos montes que a gente quase não ouve falar, era uma parceria assim que eu gostaria...

    ResponderExcluir
  17. Adoro posts que falam de parcerias, adoro!hahhaahhahaha
    Eu não acho a ideia de parcerias ruim, sério, mas algumas coisas deveriam mudar.
    As editoras é quem deveriam correr atrás dos blogueiros, para começar. E o que eu vejo? Uma disputa entre os blogs para ver quem tem mais editoras parceiras.
    Os dois podem ser beneficiados, mas é nítido que são elas quem mais se dão bem nessa história de parceria. Nem vou entrar muito em detalhes, mas faz pouco tempo que li algumas pessoas concordando que deveríamos receber dinheiro ao invés de apenas livros em troca das resenhas. Claro que dinheiro é sempre bem vindo, mas não vejo problema em receber um livro e em troca falar sobre ele no meu blog. A parceria com a Leya/lua de papel é justamente essa, você recebe um livro por mês e fala sobre ele.
    Ok, a grande maioria das parcerias são essa troca, mas muitas editoras "abusam" dos blogueiros. Fazer propaganda de todos os lançamentos, fazer resenha de livros que não tem nada a ver com o blogueiro, arranjar seguidores para a editora e por aí vai... Bom senso vai bem, né? Eu não me submeto a isso. Não tenho nada contra quem faz, mas se ler várias resenhas do mesmo livro já enche o saco, imagine ler vários posts que falam dos mesmos lançamentos ou pior, ler resenhas de livros que o blogueiro deixou claro ter lido só porque "tinha" que ler. Como assim tinha que ler? Acho no mínimo esquisito, porque né...
    O que me deixa chateada é que muita gente faz de tudo para agradar as editoras e de maneira geral as editoras estão cagando e andando para nós. Desculpa falar assim, mas não consigo pensar em outra coisa quando leio certas coisas no vergonha literária.
    E eu falei que as editoras abusam dos blogueiros, não foi? Abusam porque alguém permite. O pessoal precisa se valorizar, e muito.
    Só quero deixar claro que não sou contra as "parcerias", mas sim a forma que a maioria das pessoas lidam com elas.
    Enfim, virou uma bíblia isso aqui. haha

    ResponderExcluir
  18. Oi Raquel, sabe que vc falou coisas que não tinha pensado... O lance todo é esse: o exagero, o abuso e a falta de valorização. Tava vendo que em blogs do mesmo tipo Nos EUA para colocar a logo de uma editora em lugar fixo é pago por mês. Achei isso genial, tipo é o correto, a gente se esforça muito num blog, seria quase como um frela rsrsrs

    ResponderExcluir
  19. Realmente, esse lance do dinheiro era uma boa. Mas seria legal tipo uma parceria com a Saraiva da vida, sabe? Onde as pessoas clicam no link da editora pelo banner do teu blog e uma porcentagem do que elas comprarem vai pra ti. Assim é até um método melhor de analisar se o parceiro está ou não trazendo lucro pra editora, e se o blog não é só um peso morto criado pra receber livro de graça.

    Também acho esquisitíssimo esses vídeos de caixinha do correio onde as meninas falam que compraram um livro super legal "mas como tem algumas coisas de parceria na frente eu vou deixar pra depois". É um troço que não entra na minha cabeça, sem mentira nenhuma.

    ResponderExcluir
  20. Cara impossivel conseguirmos dinheiro assim kkkkkkk por clique talvez e até já existe. Mas a questão não é o dinheiro é o bom senso de de darem o que seu blog vale. Partindo do principio que somos formadores de opinião, quando vale oq ue formamos? Já vi videos de gente falando isso e nunca entendi, tipo se eu gastei meu sagrado dinheiriinho em um livro quero contar para todo mundo e até provar que ele é o máximo rsrs, como assim deixar ele pra depois, por causa de parcerias? É complicado...

    ResponderExcluir
  21. Layn, já ouvi falar desse negócio de livraria, mas não sei direito como funciona, mas parece interessante.
    Eu não suporto essas caixinhas de correio x_x mas em quase todo blog está escrito algo do gênero "dou prioridade para os livros de parceria". Ah, jura? Pois eu dou preferência para o que eu estou afim de ler, simples assim.
    Enfim, cada um sabe de si, não é? heheh

    Fernanda, meu namorado vive falando isso, que as editoras deveriam pagar para ter o logo num ligar fixo dos blogs =/ eu só não sabia que era assim nos EUA. A única coisa que eu já tinha ouvido falar é que eles não tem essa parceria "fixa" por 6 meses/1 ano e sim que eles recebem os livros quando as editoras estão afim de mandar e se eles não quiserem ler o livro, eles não leem. Pelo que falaram foi assim que surgiu essas malditas caixinhas do correio.
    Nos blogs de moda, maquiagem e afins elas recebem (e muito) para fazer propaganda, rs.

    ResponderExcluir
  22. Eu não aguento mais triangulos amoros, esgotei a cota de toda minha vida. Vamos ter mais criatividade né.
    Eu as vezes fico desconfiada com algumas resenhas que eu leio, sinceramente acho que tem gente que faz resenha só para agradar editora. + Tenho certeza que a maioria não.
    Outra coisas sobre parceria que me deixa incomodada as vezes é o fato do blogueiro fazer parceria com 10 ou mais autores. Pode parecer inveja, mais eu garanto que não, por que se a pessoa tem vários livros de parcerias seja com autores ou editoras, onde fica o espaço para os livros que ela sei lá, comprou por conta própria. Se ela resenha de parceria, o blog fica sem identidade. A não ser claro aqueles blogs que tem parceria com a editoras que publicam os livro que eles tem o costume de ler. Também acho que as editoras poderiam lançar histórias diferenciadas e não mais do mesmo tem tanta historia boa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Gente! Deixa eu abrir outra pauta que li no twitter, tem uma menina indignada que tem blog vendendo livros ganho de parceria, na hora até achei meio errado. Mas pensando agora, será que é mesmo? O que vcs acham?

    ResponderExcluir
  24. ÓTIMA pergunta Fernanda. Eu acho meio antiético vender por motivos pessoais, mas fazer tipo a Dani do Danificável que doa os livros que ela resenhou e não gostou pra uma instituição eu acho super válido.
    Fazer sorteio de livro que considerou ruim eu também acho uma puta sacanagem com o leitor. Se quer "desovar" livro então leva pra uma instituição ou praquelas biblitoecas itinerantes, que eles vão ficar felizes po! x-x

    Agora abrindo fogo com polêmica: odeio caixinhas de correio! Que porra mais desinteressante ficar mostrando as capas dos livros e dizendo "pela sinopse parece bom" gente! Sem conteúdo nenhum essas joças.

    ResponderExcluir
  25. Oi!

    Estou aqui amiga...

    Bem eu não li todos os comentários, mas alguns pontos são interessantes e até a sua postagem me fez refleti. Eu sigo um monte de blogs que fazem as mesmas resenhas e tem as mesmas parceiras então eu tenho que fazer um rodizio bem grande para contemplar a todos, mas chega uma hora que você vê a mesmice e piora a situação quando os parceiros acham que um está plagiando o outro.

    E olha que essa postagem dá margem para muitas outras postagens e duvidas. Como se fazer parceria é legal. É legal sim, mas quantos blogueiros tem que inovar no seu blog para ser diferente. É meio que quebra de cabeça para ser um pouco diferente e chamar a atenção.

    Em suma, tem muitos blogueiros que não conseguem aguentar a pressão e somem do mapa. A pressão que a pessoa cria em si mesmo porque não consegue conciliar tempo e livros fez muitos dos meus amigos saírem dos blogs.

    E eu creio que as ideias não estejam confusa, pois estou meio anestesiada por causa da infecção, mas o que a pessoa deve ter em mente antes de conseguir uma parceira é fazer um teste de como seria e conversar com quem tem parceiro.

    Não tem nada de mais trocar ideias pessoal. O mundo não acaba. Desculpa o texto enorme.

    ResponderExcluir
  26. hahahahahahahhahah cara eu assisto sempre, tem algumas que nem posto comentário pq nem tenho o que dizer, tem umas três meninas que são engraçada e tem uma sacações boas. O resto... Meu marido já viu algumas comigo e ele sempre diz que parece que as donas de blogs literários são mega sem graça. Pq todos os videos que ele vê são maçantes. Mas tem uns três blogs que eu sou fiel, que elas mandam bem. É falta conteúdo mesmo, e tem alguns videos que são de quase meia hora...

    ResponderExcluir
  27. Sim! "Ai gente, essa capa é linda!", " Ai, esse aqui eu não li, tá? Mas a sinopse é boa". Bicho, saiam fora da minha internet. e-e
    Todas essas donas de blogs realmente parecem sem graça pra caramba. Não é possível que no dia a dia elas sejam assim tão sem sal, uma pessoa normal não consegue viver dessejeito, argh.
    Aí eu queria gravar vídeos, mas tenho medo do pessoal achar que eu sou lesada por sabe...Me mexer! -.-

    ResponderExcluir
  28. Aí as editoras vão ver o post sobre parcerias da Fernanda com 1000 comentários em três dias e todo mundo vai querer mandar livro de graça pra ela. To sacando o golpe de marketing. :P

    ResponderExcluir
  29. hahahahahahahahahahahaha putz vc descobriu, as editoras vão pensar: se este blog nos aceitar, vai parecer que somos bons mesmo. kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  30. Sim! Sua mente perversa cheia de planos malignos... e-e Cara, você devia criar um daqueles grupos do Facebook de desabafo de blogueiras em crise com troços literários. XD

    ResponderExcluir
  31. Você será minha co-autora. Podemos chamar de "as resmungonas" kkkkkk

    ResponderExcluir
  32. É, tem que ser um nome bem genérico pra poder falar dos "o que tem na minha bolsa" também e não parecer fora do assunto. :B

    ResponderExcluir
  33. Oi Fê!
    Eu concordo com vc,as editoras tendem a manipular os seus parceiros,já vi caso de ignorarem blogs que fizeram resenhas negativas de certa obra.Eu vejo nas parcerias com editoras uma forma rápida e eficaz de estar sempre por dentro das novidades,mas não resenharia algo que não tenha haver com o estilo do blog.Faço muito é parcerias direto com os autores,uma forma que acredito eu, de estar apoiando mais a literatura nacional,temos ótimos autores por aí,basta procurar.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Adoro saber que mais gente acha tosco essas caixinhas do correio e penso a mesma coisa que a Layn, a maioria dessas blogueiras são sem sal. Esses vídeos são deprimentes, sério. Aliás, Fernanda, fiquei bem curiosa para saber quais são esses 3 blogs que você disse que os vídeos são legais. Não sei se é puro azar meu, mas todas que eu assisti (e realmente foram poucos) eram uma bostalhufa.
    Meu namorado já assistiu a maioria também porque eu fico inconformar e pensando "Sério que a pessoa teve coragem de colocar isso pra todo mundo ver?" e então mostro para o meu namorado falar o que acha e ele acha péssimo também HAHAHAHAHHA
    Esse assunto de parceria da muito pano pra manga, né? Acho que é um dos motivos por eu gostar tanto! haahahahahh

    ResponderExcluir
  35. Depois que eu vi o caso da parceira que deu PT no blog da Aymée por causa de uma crítica super positiva mas que citou uns defeitinhos, fiquei com trauma de autor nacional.
    Ouviu Fernanda? Nada de parceria com você quando seu livro estiver pronto, vai que você é louca e flooda meus comentários. :P Brincadeira, pls.

    Raquel, procura o Cabine Literária no Youtube! Eu gosto das resenhas dos meninos, eles falam sobre uns livros bem bacanas mais puxados pra fantasia, livros épicos e etc mas também trazem bastante coisa atual. Acho bem³ bacana.

    ResponderExcluir
  36. Gente eu fiquei zoando com a Layn e esqueci de comentar um monte de coisas. rsrsrs

    Suellen a gente realmente poderia fazer vários posts sobre isso. As vezes eu vejo elas comentando sobre ressaca literária e eu concordo, como é possível dar cabo de tantos livros ganhos por editoras, um hora vai ficar sem saco, pq fica lendo por obrigação...

    Fabi eu acho parceria com autores uma boa, mas não sei se faria pq como sou muito cricri uma hora ia acabar ofendendo alguém e quem sabe estrango uma parceria que é legal, acho que é uma parceria muito de perto, muito pessoal eu teria medo, é um jogo de cintura, uma sutileza que eu não tenho srsr

    Raquel ia te mostrar duas agora e meu marido ta me zoando horrores falando que eu devo estar lesada igual a elas se acho aquilo engraçado kkkkkkkkkkkkk acho que se a gente esta reclamando temos que fazer uns videos que prestem, pq se não não temos moral nenhuma, vai acabar chegando alguém aqui e dizer que somos despeitadas. hahahaha

    Layn vc vai ser a primeira parceira de blog que eu vou procurar quando lançar meu livro e se vc me detonar, o que é bem provável já que nós somos bem parecidas não só vou floodar seus comentários como citar vc em todas as entrevistas que fizer hahahahahahah

    Tb gosto do Cabine, apoiada!

    ResponderExcluir
  37. Eu to ensaiando de fazer um video pra resenhar Stardust faz um tempão mas eu não consigo. Até comprei o livro pra mostrar no vídeo, passar as páginas pro pessoal ver a diagramação diferentona e toda ilustradinha dele e tudo, mas na hora a minha voz some, minha cara entorta e etc. XD No final eu sou despeitada mesmo! :P

    Eu sou muito desbocada pra fazer parcerias e tenho a sutileza de um caminhão desgovernado, essa é a real. Se eu não gosto do livro eu não vou conseguir medir palavras dizendo que "ah, eu não gostei por não fazer meu tipo mas mesmo assim é muuuuito bom tá? Recomendo!". Vai ser "o livro é uma bosta gente, não leiam" sem um pingo de consideração pelo autor, mesmo que ele já tenha escrito outras coisas ótimas.
    Como a Fernanda falou e provavelmente já foi citado aqui (desculpa, não vou subir todos esses comentários pra procurar o nome de quem disse meus amores) tem que ter jogo de cintura pra lidar, não só com os autores parceiros mas com editoras também. Na verdade, com tudo. Ser blogueiro é ter um jogo de cintura fudido OU passar a impressão de que tá cagando e andando o suficiente pra não se sentir incomodado com nada.

    Fernanda, se você for falar mal de mim nas entrevistas não esquece de citar o endereço do blog, tá? Assim eu aumento o número de visitas e todas as editoras vão querer parceria comigo também. :DDDD

    ResponderExcluir
  38. Assisti o começo de vários vídeos desse Cabine Literária, que eu nem sabia que existia, e achei engraçado heeheheh mas não tive paciência para assistir nenhum até o fim =/
    Ah, e eu ri do que o seu marido falou hahaahhaahahah

    É verdade, melhor parar de comentar que não gostamos dessas caixinhas do correio senão vão achar que somos despeitadas, apesar de que não vejo dessa forma.

    ResponderExcluir
  39. Oi Fer!
    Achei bem legal você iniciar essa discussão!
    No meu caso, quando criei o blog foi pra postar as minhas resenhas, eu nem sabia que tinha esse negócio de parceria. Depois que fui acessando outros blogs, descobrindo e comecei a me inscrever em tudo. Mas de uns tempos pra cá, estou repensando as parcerias, tanto é que até terminei algumas e só mantive as editoras que me identifico mais.
    Acho legal porque acabo lendo coisas que não leria se não tivesse as parcerias, como biografias, que já li por ter recebido da editora e gostei, mas nunca teria comprado se fosse por mim mesma. Pra mim, serve pra descobrir novos livros.
    Se um dia pro outro todas minhas parceiras sumissem, eu ia continuar com o blog do mesmo jeito, com certeza não faria tantos sorteios, mas não iria parar de ler e resenhar por causa disso. Tanto é que não parei de comprar livros por conta de ter parcerias.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  40. Sim, há pessoas que tem sérias criticas a isso e dizem que não confiam nas resenhas de quem tem editora parceira, acham que são parciais... Bem quem de nós não é parcial quando escreve? Ao menos a blogosfera literária é honesta, nós sempre sabemos quem tem e quem não tem editoras parceiras.

    Minha Caixa não ter parceria com nenhuma editora, mas uma amiga a algum tempo me convidou para participar de um blog totalmente voltado para isso e sim, vc está certa, grande parte dos blogs literários focam prioritariamente nos livros que ganham das "lindas...linhas" editoras parceiras e se constrói uma blogosfera literária monocromática.

    E sim, a proposito dos seguidores, o que me deixa mais espantada não é nem o número deles, mas sim o fato de algumas pessoas realmente inteligentes e cheias de informações dos mais diversos tipos de repente comentarem o que escrevo... Cara ser blogueira é muito show!!!

    Cheros Fernanda!!!

    ResponderExcluir
  41. Layn, eu tenho vontade de ter parceria as vezes só pra mudar conceitos, e tipo dizer mesmo: pow nãpo gostei!!

    Raquel agora que vc falou foi que notei que nunca assisti uma caixinha inteira o.O

    Sonia tb com parceria ou não o blog continuaria numa boa.

    Pandora, eu adoro blog, hoje mesmo tava pensando nisso, pow já conheci tanta gente em pouco meses, vale muito a pena, mesmo com pressão de ter que escrever sempre é muito prazeroso.
    bjosss

    ResponderExcluir
  42. Oi Fe! Tudo bom?

    Adorei a sua visita lá no blog, por isso vim aqui deixar minha marca! :)
    Seu blog é muito fofo, adorei várias resenhas suas, pena que não dá para comentar em tudo :(

    Achei seu post muito interessante e concordo com você. Tipo, há um tempo atrás, eu achei que seria bem legal ter parceria com editoras, etc e tal.. Mas aí, ao longo do tempo, eu pude perceber que quando vc é parceira, vc se sente meio "obrigada" a ler e resenhar o livro, e eu não acho isso um ato muito saudável. Porque para mim, ler é uma coisa que eu faço por prazer, e não por obrigação! Por isso, eu sempre vou em livrarias, escolho os livros que quero, e não me preocupo muito em gastar dinheiro com eles, porque sei que acabo lendo todos. Tudo bem que com parcerias, vc acaba economizando um dinheirão, tem mais coisas para resenhas e tal, mas acho que eu me sentiria meio presa nos livros da editora, sabe.. Bom, não sei direito!

    Beijos, adoro o seu blog!

    Mari.
    www.planetamariana.blogspot.com
    @BlogPlanetaMari

    ResponderExcluir