segunda-feira, 25 de junho de 2012

Resenha: Confissões

Minha primeira resenha sobre filmes e começo com o pé direito pois este é ótimo!

Kokuhaku
Direção: Tetsuya Nakashima
Baseado no livro de Kanae Minato


Sinopse:
No último dia de aula em uma escola, a professora se despede dos alunos e diz que não voltará a lecionar. Ela ainda faz uma afirmação: sua filha de apenas quatro anos de idade, que supostamente morreu afogada na piscina da própria escola, na verdade foi assassinada por dois estudantes daquela classe. Antes de alguém se pronunciar, sem meias-palavras a professora anuncia que contaminou ambos com o vírus HIV.
Resenha:

Este filme começa um pouco entendiante, com a professora contando sua história para uma turma caricata e barulhenta que não liga nem um pouco para o que ela está falando. Até o ponto em que ela assume ter injetado o vírus HIV - coletado de seu marido contaminado - na caixinha de leite que os assassinos tomaram, desde momento em diante a narrativa começa a envolver uma gama cada vez maior de personagens e o roteiro deslancha.
É um filme sobre vingança, bullyng, relações humanas e uma forte critica social.
Até onde você iria para castigar os assassinos de sua filha, sabendo que num sistema judicial falho, como o do Brasil, diga-se de passagem os delinquentes juvenis condenados saem aos 18 anos sem procedentes criminais em sua ficha?
O roteiro possui muitas reviravoltas, onde a narrativa em primeira pessoa te aproxima do sentimento delas, da visão dela dos acontecimentos, longe de ser maçante torna tudo mais profundo e visceral, o diretor é brilhante tratando uma história brutal com boas doses de poesia, de sutileza. Trabalhando com muitas reviravoltas, algumas um pouco confusas e em momentos bastante previsíveis, mas nada que diminua sua genialidade.


O estilo e a narrativa visual são incríveis, ambos completamente diferentes do habitual, com lindas cenas em slow motion, fotografia muito boa e trilha sonora idem, tudo contribuindo para aumentar o clima sombrio.
De fato não é um filme que agradará a todos, sei que muitos não curtem os filmes e doramas japoneses mas este sem dúvida entrou para o roll dos obrigatórios. Em uma nota de 0 á 5 daria 5 com certeza.
Este trailer não é o oficial mas achei ele mais bonito, mais parecido com a sensação de desamparo, de solidão.


Termino com a fala de um personagem que me marcou muito:

"Ouviu isso? O barulho de algo importante desaparecendo..."

Bjos!

18 comentários:

  1. Primeiro: sou louca por filmes orientais. Louca, louca, louca. Eles tem uma sensibilidade, um jeito de se expressar, uma profundidade que é difícil encontrar em um filme americano, por exemplo.
    Claro, tem muita coisa bem trash mas³ geralmente isso só acontece porque é a proposta do roteiro. Enfim.

    Esse filme me lembrou um pouco a Trilogia da Vingança do Chan Wook Park. São 3 filmes coreanos obrigatórios³ e todos giram em torno da solidão, do vazio e da tristeza que aparecem no "processo" de vingança. São filmes que mostram bem o desespero, maravilhosos. <3
    Dito isso já deu pra notar que Confissões entrou pra minha lista de futuros filmes ne? Adorei a resenha, adorei a indicação, e sinto que vai valer demais³ a pena acompanhar. (:

    ResponderExcluir
  2. Eu não gosto muito de resenha de filmes, mais como adoro seu blog, resolvi ler, e uau.
    Fiquei com muita vontade de ver, a história parece bem intensa, e gosto de filmes assim.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah, sempre achei que os orientais veem o mundo de uma forma diferente da nossa, e suas representações artísticas refletem isso. Não conhecia o filme, vou anotar aqui, quem saiba tenho a oportunidade de vê-lo algum dia ;)

    ResponderExcluir
  4. É realmente você começou com pé direito!
    Pois esse livro me parece surpreendente!
    Vou ter que assistir!

    Lucas
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fernanda!
    Não curto muito filmes japoneses, mas esse parece que vai virar exceção! Parece ser bem impressionante, marcante e sensível. Já sei qual será o próximo filme que procurarei assistir nessas férias :D

    Beijos,
    Bianca - www.epilogosefinais.co.cc

    ResponderExcluir
  6. Nossa fiquei com a frase final na cabeça. O silêncio, as vezes se torna um barulho, de algo que antes estava ali, mas agora não está mais.

    Muito bonito mesma sua resenha. Adorei,

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Nem precisa falar se eu gostei é JAPA né?! hahahaha
    Mais que filme intenso, quando vc me falou pelo face, já na hora fiquei curiosa pra saber que filme e era e também ver a sua resenha.
    E ameeeeei
    Beijos
    Bru

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse filme, mas vou te dizer: não gosto de filmes orientais. :( Eles sempre parecem tão artificiais pra mim. :/

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Ei Fe, eu não conhecia o filme também, mas achei a temática bem pesada...
    Nunca assisti um drama japonês, então não sei nem o que esperar, mas parece ser bom.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi flor!
    Apesar de não gostar muito de filmes de terror, achei muito boa a estória retratando sobre o bulling e a impunibilidade e vingaça...
    Adorei a dica! O trailer é ótimo!

    Beijokas
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Fer!
    Eu não costumo ver filmes não-americanos, porque dificilmente tem temas que eu gosto (adoro os blockbusters mesmo).
    Porém, gostei da história desse, me pareceu ter bastante suspense... Vou procurar para assistir.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi Fernanda tudo bem?
    Nossa, gostei muito do enredo do filme, e me parece uma ótima forma de refletir com relação a esse sistema tão falho e quem sabe tentar lutar por políticas mais rígidas. Filme mais do que anotado na minha lista, não costumo ver muitos filmes japoneses, mas não tenho preconceitos.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  13. Oij fernanda, sem duvida que parece ser um filme muito bom, eu não gosto muito deste tipo de filme, mais eu veria este concerteza, o trailer é muito bom..

    beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. A história parece ser super interessante, mas não sei se assistiria... não curto muito este tipo de filme, acho muito pesado, prefiro uma comédia ou um romance, só pra distrair mesmo... Se fosse um livro, eu leria com certeza rs.

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  15. Eu amo filmes orientais
    pra mim os melhores filmes de terror são orientais) Eu gostei bastante da sua resenha, me parece ser um filme realmente muito bom, poxa q vingança eih? Só fiquei com uma duvida: O filme começa a professora contando oq fez certo? Então ele gira em torno dos alunos contaminados ou é em flashback? Amei o trailer *-* me pareceu bem triste.

    Essa é minha primeira vez no blog, adorei e Já tó seguindo ;)
    Se quiser passar no meu, seguir e comentar tbm eu vou amar!

    http://falleninme.blogspot.com/
    -PatyScarcella

    ResponderExcluir
  16. Já tinha lido sobre esse filme em algum outro lugar e já tinha ficado interessada. Não sei se hoje em dia eu assistiria, porque parece ser bem pesado nessa parte de bullying e vingança. Mas é um filme que com certeza quero assistir daqui a um tempo. O trailer é lindo mesmo, lindíssimo. As cenas são chocantes.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. NOOOOOOSSA, QUE LEGAL!!
    KKKK
    adoreeei esse filme, qero ver quero ver quero ver!!
    Muito boa a sua dica!
    Beijos
    http://nolimitedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi flor,
    Não sou muito ligada a filmes japoneses mas esse me pareceu bem interessante mesmo...rsrs vou anotar a dica.
    Bjksss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir