segunda-feira, 11 de junho de 2012

Resenha: Julie & Julia

Autora: Julie Powel
Editora: Record


“A Desafiante:

Julie Powell, prestes a completar 30 anos, presa a um emprego sem perspectivas e em busca de um novo rumo para sua vida.

O Mito:

Julia Child, autora do livro de receitas que apresentou as maravilhas da culinária francesa às donas-de-casa americanas.

O Desafio:
Preparar todas as 524 receitas de MAstering the Art of French Cooking, o livro clássico de Julia Child, em apenas um ano – e sobreviver para contar a história.”

Contra-capa do livro. Editora Record, 2009.




    É com imenso prazer que resenho este livro, não por ele ter sido uma leitura extremamente agradável e sim por ter conseguido termina-lo!
    Tem muito tempo que assisti ao filme, que por sinal é muito fofo, por isso quando meu marido viu o livro ele resolveu compra-lo e eu adorei, só que depois de algumas páginas começou a me cansar...
    Julie powel é um ser humano muito, mas muito dramático, tudo o que pode dar errado, dá e é acentuado pelo exagero da narrativa. Tem partes engraçadíssimas, mas é muito desastre. As receitas que realmente dão certas não são bem exploradas e acabamos com a sensação de que no máximo dez tiveram exito.
    Assistindo o filme eu fiquei indignada quando a Julia Child fala em uma entrevista no radio que não gosta dela, que a acha desrespeitosa. Lembro de ter terminado o filme chateada com isso e sei que estou mandando um pequeno spoiler aqui, sinto muito a todos que ficarem contrariados, mas preciso comentar: Gente, eu concordo plenamente com a Julia Child!! A Powel destrata diversas vezes as receitas e fala absurdos, tem horas que ela manda a Julia se FUDER e chama ela de VACA. Ok é o jeito da Julie e desde o inicio ela comenta sobre seu problema com palavrões, mas se eu sou uma senhora de 91 anos e vejo a obra da minha vida ser tratada assim de fato odiaria a pessoa que faz isso.
    Outra coisa que me incomodou muito é o caos que é a vida da Julie, gente a cozinha dela é O nojo. O tempo todo ela faz questão de exaltar como tem manchas de gordura pelas paredes recheados de pelos de gatos, pois ela tem três, como a geladeira está respingada de sangue de diversas comidas e cheia de coisas estragadas que ela não liga em tirar. Que o fogão esta entupido, que ela põe miolos de molho na pia do banheiro, que tem pratos sujos por todos os lados, que o encanamento entope enchendo as pias da casa de gordura e restos estragados e o que ela e o marido fazem? Vão beber e depois dormir, pois não estão afim de desentupir nada. No final ela vai retirar a bandeja de acumular água do escorredor, pois está fazendo limo e toma um susto ao ver que embaixo da tal bandeja está cheio de larvas. Como assim??

    Porém como nem tudo é horror, tem histórias ótimas e o humor dela que é extremamente ácido, fazendo a gente rir em muitos momentos, o marido dela é um fofo e nem sei como ele aguentou/aguenta uma criatura daquelas. As histórias paralelas das melhores amigas também são muito interessantes, mas não são muito bem desenvolvidas. As quebras de um assunto para outro são tão doidos e se você não estiver atenta acaba sem saber do que se fala.

    Minha opinião final é que ele pode cair nas graça de alguém, afinal não é um best seller sem merecer, mas para o meu gosto foi muito chato, muito drama. Tem uma parte que ela diz que o marido ficou com o pulso dolorido de bater maionese no prato!! Eu faço maionese assim e nunca senti dor alguma, aí pensei: quanta coisa mais ela exagerou?
     Eu li esse livro até o fim pois toda vez que ia desistir meu marido fazia uma cara de chateado, então igual a ela no seu desafio das receitas, eu me desafiei a terminar de lê-lo. E teve coisas legais, ver como o blog dela ficou famoso e lhe rendeu um contrato com uma editora, é inspirador. Saber que coisas assim acontecem é sempre legal. Não sei explicar direito mas é um livro bom de ler em algumas partes e muito chato em outras. Então acho que fica a cargo de vocês para quem quiser se aventurar. Mas assistam o filme ele é ótimo!!!



Bjos
 

23 comentários:

  1. Eu ri um pouco com sua resenha!!! #Confesso
    Quando esse filme foi lançado eu olhei para a cara dele ele olhou para a minha e não deu vontade, mas agora, mesmo com todas essas criticas me deu vontade de ver... O livro, não obrigada, por hora vou colocar apenas o filme na lista!!!

    Cheros... E sim, fofo o seu marido \o/ Eu quero um marido que compre livros para mim \o/

    ResponderExcluir
  2. Poxa, eu sempre quis ler esse livro e depois da sua resenha me desanimei um pouco. Parece que não é nada como o livro.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Não sabia que tinha o livro D: haushu' Pensei que seria todo elogios o post, como já li tantos sobre o filme, mas não né? Achei nojento as descrições que você disse que tem no livro da cozinha dela e o drama...Bom, eu gosto de drama, mas nem sempre :X Por enquanto, fico só com o desejo de ver o filme viu >< rs

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Acho que esse tipo de leitura/filme não é pra mim. Definitivamente. Porque eu não suporto obras que se aproveitam de outras pessoas pra fazer sucesso. Sabe tipo O diabo veste Prada, Julie & Julia e etc.
    Quase sempre essas obras escondem tanto veneno e tanta falta de respeito que eu simplesmente não me sinto com saco de continuar a leitura. Se é pra falar mal de alguém, eu acho que consigo fazer sozinha, não preciso ler um livro sobre isso.
    Muito fofo o seu marido mesmo. Também quero livros de presente, meu namorado acha que eles servem só pra enfeitar a estante. :B

    taiyounorakuen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Aiii que nojo! Sério, que broxante sua resenha. Eu era louca para ler o livro e assistir o filme! Realmente não sei mais se algum dia lerei o livro porque sou sim cheia de nojinhos e porra, pra que ela descreve o quão nojenta a cozinha dela é? Tem coisas que eu realmente não entendo. E a parte das larvas? Tenho pavor de tudo que lembre delas... tenho até uma coisa estranha de ter nojinho de coisas furadinhas porque fico com a impressão de que sairão larvas de lá. Não faço ideia de onde tirei isso, mas sou assim desde sempre hahahaha
    Fiquei na dúvida: no filme tem esse tipo de coisa também ou é tranquilo? Eu baixei o filme semana passada e só não assisti porque realmente queria ler o livro antes =(

    Eu também assistia filmes nesse corujão quando eu era mais nova, nem sei se tem isso ainda hahahah só sei que eu só assistia nas férias porque era muito tarde :p
    Ah, eu também tenho uma tendência a gostar de coisas que a maioria não gosta e isso é o que me deixa mais em dúvida em falar ou não no blog, mas decidi que vou falar o que eu gosto e se as pessoas lerem/assistirem e não gostarem faz parte, né? Mas sinceramente, não é querendo falar mal mas já falando... o povo da minha sala com poucas exceções são bem idiotinhas que francamente me pergunto todos os dias o que estão fazendo ali. Talvez eles nem tenham ido embora por não gostar do filme, mas só pra poder chegar cedo em casa :p
    Mas assista sim e depois me diga o que achou dele :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu já assisti o filme, mas nunca li o livro! Vou ver se compro *-*


    Beijos,
    Caroline, do http//criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ai G-zuis!!! Como assim uma cozinha nojenta e com larvas?????

    Ahhhhhh que nojo!

    Eu adorei o filme, achei muito fofo e tb fiquei com aquela sensação horrível quando Giulia a chamou de desrespeitosa, agora eu entendi pq, muito obrigada pelo spoiler!

    Sei bem como é ter que terminar os livros chatos que os maridos dão de presente, fique feliz que você só teve que ler um, eu li a saga O Guia do Mochileiro das Galáxias, chatinhos que só, e são 5! kkkkkkk

    Ótima resenha, adorei a sinceridade e honestamente, to fora desse livro, vou ficar só com a lembrança do filme mesmo :)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Eu só vi o trailer do filme e não gostei, nem sabia que tinha livro mas pela sua resenha vou passar longe.

    Beijos :)
    http://ummundodecomentarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Fê!
    Caraca muito drama é,tinha uma ideia diferente do livro,já não me interessei antes e agora então,muito menos.ótima resenha,muito sincera,mas sem rebaixar o livro ou autor.

    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Seu marido fez você aproveitar o dinheiro que ele gastou no livro né? haha
    Eu adoro cozinhar, e esse livro estava na minha lista por causa disso! Mas quando você falou de como era a cozinha da cidadã, eu perdi toda a vontade! haha
    Adorei a sua sinceridade

    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  12. Ok, agora não quero me aventurar por causa da cozinha!!!! ghauhauahuaha

    Que horror!!! Jura que é tudo isso? Como ela consegue?? Bem que falam que o "povo de lá" é sujinho! hauahuahuah #generalista

    Gostei bastante do filme, ele é fofo msm e na época lembro que achei muito errado da Júlia não gostar da Julie e agora que você explicou, acho que eu tb não ia gostar nem um pouco da garota! rsrs

    bjokas! ^^

    ResponderExcluir
  13. Amei sua resenha! Ficou bem detalhista e sincera.
    Não li o livro, mas assisti o filme e adorei. Acho que principalmente pelo fato de adorar me aventurar na cozinha. rs

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adorável a sua resenha! Eu vi o filme e achei muito legal, a Meryl Streep está perfeita *-*
    Sobre a Julie,fico um pouco na dúvida se ela não se aproveitou da situação para alavançar a carreira... não sei... não me pareceu que ela tinha o mesmo amor pela culinária como a própria Julia.

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com.br
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  15. Nossa que livro triste! Eu nunca tive interesse de ver o filme e parece que o livro passa longe de ser bom..

    Gostei da sinceridade na resenha!
    Beijokas
    Amanda
    leiturahot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Q maneiro, fiquei com vontade de ler,parece bem legal!

    ResponderExcluir
  17. Eu já tinha ouvido falar desse filme
    Mas nunca tive oportunidade de assistir
    Só que eu to planejando passar essas ferias lendo e assistindo tudo, então ele já esta na lista

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Já ouvi falar do filme e já vi o livro, mas não comprei.
    Confesso que não fiquei muito interessado.
    Mas adorei a sua resenha. >.<
    É a primeira vez que visito o blog e espero visitá-lo mais vezes.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  19. Oi Fernanda, tudo bem?
    Eu gostei muito da sua resenha, e confesso que fiquei muito curiosa. Tanto com o livro quanto com o filme. E que bom que você conseguiu terminar de ler, eu também tenho uns livros que não consegui ler até o fim, e acho que vou me forçar a ler, quem sabe também não acabe gostando.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  20. Olá, que lindo teu blog!!!!
    Eu nunca tive interesse em assistir o filme, nem sabia que tinha livro, mas também não tenho vontade de lê-lo, a trama não me chamou a atenção e só de saber que a cozinha é O nojo me dá menos vontade de ler ainda, kkkk
    Parabéns pela resenha e pela sinceridade!!

    um beijão
    Lara - Magia Literária

    ResponderExcluir
  21. Eu não li o livro, apenas assisti ao filme. Sou fã da Meryl e nunca perco um filme dela.Gente, sai do cinema com vontade de devorar todos os doces possiveis.

    Concordo com você, a Julia Child deve tet se sentido um tanto ultrajada.Mas me diverti e me deliciei com o filme.

    Abraços,
    Islayne

    ResponderExcluir
  22. Ui, fiquei meio enjoada lendo essa resenha ;x UIAhuiaha Tenho curiosidade de assistir o filme, mas o livro eu definitivamente passo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Caraca, que nojo essa cozinha! Como assim tinha larvas? Meu, que horror!

    Fiquei curiosa pra ver o filme!

    beeeeijo

    ResponderExcluir