segunda-feira, 18 de junho de 2012

Resenha: A Pirâmide Vermelha

As Crônicas dos Kanes
Autor: Rick Riordan
Editora: Intrínseca




    Desde que lançaram este livro estava pensando sobre ele, varias vezes fiquei com ele na mão na livraria e no último momento trocava por outro. Meu medo é que ele fosse muito parecido com o Percy Jackson, que eu adoro, pois se você analisar o enredo é mais o menos o mesmo só que no Egito.
    Bom, meus receios se tornaram verdadeiros: garotos que descobrem terem uma ligação forte com os Deuses, que tem poderes e que precisam salvar o mundo que está prestes a ser destruído.
    Mas o que eu considero o ponto fundamental da escrita do Rick Riordan é que ele consegue ensinar história numa aventura cheia de confusões e doses enormes de sarcasmo.
    Carter e Sandie Kane são separados quando a mãe morre num acidente misterioso. Carter fica com o pai  o egiptólogo Julius Kane. Enquanto a irmã é criada pelos avós em Londres, Carter viaja pelo mundo atrás de artefatos históricos. Tudo muda quando uma explosão em um museu põe os dois juntos novamente, tendo que se conhecer e aprender a ser Deuses, eles descobrem que descendem de uma antiga linhagem de faraós que sempre serviram de receptáculos de Deuses (uma espécie de reencarnação, só que não é isso rrssr)
    Uma coisa que me incomodou um pouco foi a narração, um capitulo de Carter e outro de Sandie (ótima), pois eles gravam a história para nós, então tem interrupções, reclamações e implicâncias de irmãos. Esses momentos são engraçados, mas a impressão que tive é que o autor tentou criar algo diferente e muitas vezes não funcionou. Como em diversos pontos a narrativa ficava muito certinha, não me parecia que uma garota de 12 anos falasse assim ou um garoto de 14, não me convenceu e achei desnecessário. O modo como os Deuses são tratados é bem diferente de como eu imaginava eles, fica um pouco difícil de explicar sem mandar um spoiler e estou quase escrevendo mas vou me segurar rsrs Vou apenas dizer que em alguns momentos grandes Deuses tomam foras, ficam envergonhados e dependem muito das crianças. Não consegui acreditar nisso.
    É tipico do Rick Riordan segurar o suspense além da conta e quando desenrola todo mundo já sabe e os personagem já estão se passando por burros. Isso me incomoda muito por que fica um tal de: "Não é o momento de falar sobre isso", "Um dia você vai saber..." , "Sua mãe morreu porque... Olha o monstro!!" e coisas assim...
    Meu Deus egípcio preferido sempre foi o Anúbis, inclusive tive um gato preto com esse nome, pois eu achava que daria uma dignidade ainda maior ao meu elegante felino, mas minha mãe o apelidou de Nubí e acabou estragando tudo kkkk
O Anúbis desse livro é um fofo, fiquei doida pra ter mais histórias dele e da Sandie, mas acredito que o autor segurou por ela ter apenas 12 anos e já estar super saidinha para o lado do Deus...
    No geral é muito bom, a Intrínseca tratou muito bem o livro, encontrei apenas dois erros de digitação o que em 445 páginas é super tolerável.  Indico para quem gosta de história, quem gosta de aventura, romance, implicâncias, seres malucos e claro, pra quem gosta do Rick Riordan.
Bjoss

17 comentários:

  1. Oi Fernanda,
    Gosto muito de histórias que envolvem o Egito.
    Em relação ao livro, eu não conhecia, mais gostei do enredo, como eu ainda não li Percy Jackson, não posso fazer uma comparação.
    Ótima resenha!
    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho aqui a série Percy Jackson, ams li o primeiro e não me dei muito bem com Riordan, então pensei bem antes decomprar este e decidi não fazê-lo antes de terminar a outra. Gostei da sua resenha, a narrativa de Riordan te incomodou em pontos parecidos com os que me incomodaram. Mas não desisti do autor, tenho muito que ler ainda ;)

    Abraços.

    http://www.pontolivro.com

    ResponderExcluir
  3. Vou algo agora: é a primeira resenha que leio desse livro e confesso que não despertou grande interesse em lê-lo. Vai acreditar que eu só conhecia a capa e o renome do Riordan, nunca parei para ler a sinopse do livro?
    Tenho certa implicância com o Egito porque uma professora de História minha só sabe dar aulas sobre a África e é muito-muito cansativo. Vou ler Percy e dependendo do que eu achar, leio essa série!


    Beijokas,
    Gislaine
    {Atualizado, comenta? http://jeito-inedito.blogspot.com}

    ResponderExcluir
  4. Fer, mi amore...
    Ótima resenha, o único livro do Rick que eu li foi O ladrão de Raios, e gostei muito da escrita dele. Já esse livro A Pirâmide Vermelha, nunca escutei falar e nunca a vi em nenhuma livraria kkkkk'
    Mais gostei da história e me interessei, apesar que estou cansada desse autores que todos livros são do mesmo tema.
    Quem sabe um dia né?!
    Beijos
    Bruh
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  5. Oi, Fernanda! =)
    Ai, adorei quando você disse que o meu penúltimo post dava um bom monólogo e, que de certa forma, te deixou com vontade de voltar ao teatro. Por que não volta? Volte, se isso te faz falta, se voltar te fará feliz.

    Eu apreciei a sua resenha, mas acho que esse não é o tipo de livro que eu gostaria de ler.
    Não me interesso por literatura fantástica e tudo o mais, essa coisa de deuses, de semi-deuses, de vampiros, de seres encantados e toda essa coisa meio fora da realidade.
    Eu prefiro bons e encantadores romances, sejam eles romances "puros" ou romances policiais. =)

    Beijo!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  6. Olá =)
    Eu preciso ler Rick, o quanto antes!
    Mas também sou assim, pego um livro dele,
    e na última hora eu desisto!
    Mas sua resenha está ótima e me dar mais
    vontade de ler!

    Lucas / Era uma vez...
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Amo livros do Rick e quero ler as duas séries que se eu não me engano ele tem, fora a do Percy que quero terminar de ler também >< Gostei da resenha, gostei de saber da narrativa intercalar entre dois personagens, mesmo você não gostando muito. hehe'

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li nada do autor =S
    A história parece ser bem interessante, mas não sei se faria muito meu estilo. Prefiro romances e ao que parece este não tem muito, já que a protagonista tem só 12 anos (mesmo sendo saidinha... rs).

    Bjinho,
    Pri.

    ResponderExcluir
  9. Já vi muitos comentários positivos sobre esse livro, mas não tenho muita vontade de ler.
    Mas enfim, adorei a resenha.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oi Fê!
    Sei que muitos vão me condenar agora, mas só li o Ladrão de Raios do Rick e a sua resenha Fê, foi a primeira positiva da Pirâmide Vermelha que eu já li,agora fiquei na dúvida.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu não tenho saco pra Percy Jackson e aventurinhas mitológicas adolescentes, mas peguei Tequila Vermelha do Rick Riordan pra ler e me apaixonei. Descobri que ele é realmente³ um escritor muito bom.
    Recomendo esse livro pra você. :3

    E eu não sei se vou ler A pirâmide Vermelha. Talvez se eu conseguir ele numa troca do Skoob... x-x

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho vontade de ler todos os livros do autor, espero não me decepcionar! Porque todo mundo fala bem, mas eu tive a impressão que esse é bem inferior a Percy né?


    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  13. Humm amei sua resenha flor, sabe que com este livro fico numa duvida cruel de comprar, não sei se vou gostar ou não... ai... mais depois de sua resenha acho que darei uma chance ao livro... eu tb adoro mitologia..

    beijos
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Fer!
    Mesmo sem ter lido Percy Jackson, eu já desconfiava que o enredo desse livro ia ser bem próximo, só que no Egito, só de ter lido a sinopse dos dois. Acho isso meio ruim, sabe? Não que isso me desmotive a ler algum livro do Rick, mas...
    E pra que esse suspense todo no livro? Tem motivo? D:

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  15. Este livro é pura aventura.
    Recomendo.
    Parabéns pela resenha.
    Bjos!
    Cida
    http://www.moonlightbooks.net

    ResponderExcluir
  16. Já eu adorei o esquema de revezamento de capítulos e as brigas deles!!! rsrsrs

    Adoroooo a Sadie também! E os deuses foram uma surpresa mesmo, você imagina criaturas tão inalcançáveis e muito más ou muito boas, que até se surpreendem que eles são praticamente humanos só que com muitos poderes e vida eterna! rsrs

    Tô lendo o segundo e está caminhando do mesmo jeitinho, mas continua sendo engraçado e envolvente, não dá para largar! ^^

    bjos! ^^

    ResponderExcluir
  17. Núbi... kkkkkkk
    Ainda não li nada Rick (Ai, ai, ai), mas vou corrigir urgentemente essa falta. Minhas próximas aquisições será os livros da série Percy Jackson.
    Estava curiosa para ler essa série também, mas vou começar pela primeira mesmo. Gostei muito da resenha.
    Bjão!
    Camila Meu Livro Cor-de-Rosa
    http://meulivrocorderosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir