terça-feira, 25 de setembro de 2012

Em busca de WondLa

Autor: Tony DiTerlizzi
Editora: Intrínseca

Sinopse:

Eva Nove nunca saiu de casa, nunca viu o sol de verdade. Em seus doze anos de vida ela nunca teve contato com outro ser vivo - sua única companhia é um robô. Tudo isso muda quando um implacavél desconhecido destrói seu lar e Eva precisa fugir para sobreviver. Desesperada para encontrar alguém que seja como ela, sua esperança reside unicamente na imagem despedaçada de uma menina. um robô, um dulto e a estranha palavra "WondLa".



Resenha:

    Li este livro sem conhecer nada de sua história e sem saber o que esperar dele. Apesar de ter todos os atributos que me agradam, tais como: ficção cientifica, personagens incríveis, lugares diferentes e protagonistas solitários, foi um pouco dificil me apegar a estória.
Pensando sobre isso percebi o erro do autor: houve uma avalanche de  informações logo no início, sobre a situação de sua personagem e sua robô Mater, sobre o local em que vivia, seu esconderijo, seu treinamento, sobre tecnologia, tudo isso em um capítulo. Culminando na reviravolta: a chegada do caçador. Tudo contado de uma forma rápida demais, resultado: não houve emoção e nem carisma, fatores primordiais para que aja alguma identificação.

    Como estou em uma luta para não desistir de livros no meio da leitura, continuei e valeu a pena!
Com o decorrer da história acabamos nos aproximando de Eva Nove, de sua solidão e de seu objetivo: encontrar alguém de sua raça, já que o mundo em que está tem todo o tipo de animais estranhos, menos seres humanos. Até mesmo Mater, começa a ter mais sentimentos, a interagir de forma mais emotiva, sendo chamada diversas vezes de Mãe Robô.

   O ponto forte do livro são as ilustrações lindíssimas e confesso que sem elas, algumas coisas eu não conseguiria visualizar. O livro possui um recurso que se chama: WondLa-Vision (também conhecido como realidade aumentada) que nos permite visualizar mapas em 3D, seguir o caminho de Eva e ouvir os mesmo sons que ela encontra em sua aventura, utilizando imagens chaves das ilustrações. Tem também muitas outras informações  no Blog Oficial ou no Site WondLa, o meu favorito é o blog, que tem um clima mais "WondLa".



    A história é incrível, os personagens bem trabalhados e muito distintos entre si, friso o Beemote, que fiquei apaixonada e o fiel companheiro Andrílio Kilt.

    Tonny teve umas idéias tecnológicas geniais, como um aparelhinho que retira da umidade do ar água pura, a roupa que avisa quando você precisa se alimentar que no meu caso avisaria para PARAR de se alimentar, cristais que são mapas, combustível feito de H2O e muitos, muitos outros.
É primoroso o trabalho feito pela Intrínseca, encontrei apenas um erro: colocaram Eva Nine ao invés da tradução Eva Nove usada no restante do livro, apenas um em 400 páginas. Como ganhei do marido, agora é torcer para ele ser bonzinho assim na sequência também =D.

    Assim como no Planeta dos Macacos, este livro nos faz pensar sobre o papel que representamos no mundo e como seria se ele invertesse, hoje vemos muitas pessoas tratando animais raros como relíquias, capturando, vendendo, matando e muitas vezes sendo usados para Taxidermia, que a definição explica de forma excepcional: É a técnica de preservação da forma da pele, planos e tamanho dos animais. É usada para a criação de coleção científica ou para fins de exposição, bem como uma importante ferramenta de conservação, trazendo também uma alternativa de lazer e cultura para a sociedade.

Mas como seria se fossemos nós o animal raro? Como nos sentiríamos?
Vale o questionamento, vale ler e acompanhar Eva Nove em sua busca.
Bjocas!

12 comentários:

  1. Ah mano, que meigo! To secando esse livro faz séculos na Saraiva e até agora não consegui grana pra comprar. Eu folheei algumas páginas e me apaixonei pelo formatinho da história, as ilustrações e etc.
    É bom saber que apesar do começo chatinho, a história não decepciona. E tem tralhas tecnológicas e robôs, que amor de livro. <3

    ResponderExcluir
  2. Eu não sou muito fã, mas a sua resenha e post ficaram ótimos pra quem gosta do estilo! ;)
    Beijo, beijo querida!
    She

    ResponderExcluir
  3. Ahh, eu adoro quando uma história nos surpreende positivamente.
    Eu já tinha visto esse livro por aí, mais eu não fazia idéia do que se tratava. Eu adoro histórias de robos e adorei a colocação que você botou, dá muito o que pensar.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho um certo medo de ficção cientifica, as reflexões que os autores puxam são no minimo inquietante!!!

    Mas gosto de livros assim, jovens, interativos... Faz um tempão que não vou a livraria, talvez da próxima vez volte comigo uma edição dele!!!

    ResponderExcluir
  5. Ownt, adoro ilustrações u.u
    Eu sou bem persistente com a leitura, e assim como você, acredito que não me arrependeria de levá-la adiante :)
    Curti a resenha e fiquei interessada pelo livro... Deixa minha fila diminuir um pouquinho que ele vem parar na minha estante !!

    Beijos,
    http://secretsentreamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Fê, tudo bem?
    Estou com vontade de ler esse livro já faz algum tempo, mas estou esperando o preço ficar mais acessível. Parece ser um livro muito bom, mesmo sendo literatura infanto juvenil, mas ao mesmo tempo é um livro, como você disse, que nos faz pensar. E as ilustrações são lindas.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  7. Oi Fê!É a primeira resenha que leio deste livro, achei uma leitura bem inteligente e fiquei muito interessada.

    Parabéns pela resenha.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  8. Oi Fê!
    Adorei a resenha,realmente nos dá uma nova perspectiva para pensar e as ilustrações dão um Q a mais para a história.

    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. E esses desenhos? ^O^. Adorei.Sabe a história também é boa.Suficientemente boa para virar desenho animado ou série de TV....
    ~Emilie Escreve~ Fanpage@blogabs

    ResponderExcluir
  10. Eu estava já querendo esse livro pelas ilustrações e o enredo envolver mais ficção, mas sua resenha me deu outra visão desse livro, ele parece ser bem mais do que isso, quero ler e muito agora *O*

    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  11. Eu tb gostei desse livro. Eu li logo quando foi lançado e comprei por acaso... Fui procurar uma coisa, vi ele e acabei levando rsrsrs
    Achei um pouco confuso pq realmente é muita coisa ao mesmo tempo, e várias das quais não estamos acostumadas pra absorver rápido demais.
    As ilustrações ajudam muito tb.
    Adorei a resenha! Já pensei em fazer uma, mas ainda não tive aquele "feeling" de parar pra falar desse livro em especifico rsrsrs


    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  12. Eu adorei esse livro, no começo realmente tem muita informação, mas é bom pra entrar na historia.
    E ele é muitoo lindo! Adorei as imagens! Li ele na semana passada, fiz resenha mas acho que não ficou a altura, de tanto que gostei rs.

    Bjos Tati
    Frases Rabiscadas

    ResponderExcluir