sábado, 13 de outubro de 2012

Livros para uma vida!

Eu como mãe de um menino de 4 anos, leio todos os dias para ele, vamos a biblioteca e lemos por lá antes mesmo de pegar o livro. Nessas procuras já me deparei com obras infantis sem utilidade alguma, tanto visual como literária, histórias vagas demais e até mesmo débeis e as ilustrações caíram de padrão assustadoramente. Se for um novo estilo, confesso que não me agrada...

Sempre fico na dúvida se determinado livro é bom e antes mesmo de levar leio ele inteiro. Já tive a "surpresa" de comprar um livro recomendado para três anos, em que no final o gafanhoto, personagem principal, era esmagado por ter ido onde sua mãe lhe proibira. Achei um jeito no mínimo grosseiro de explicar respeito.

Bom, esse prólogo todo foi para lhes contar sobre uma reportagem ótima que descobri, no site da Revista Educar para Crescer da Editora Abril:

Dicas de Livros!



Como o próprio nome diz, ele é um mega acervo com indicações de 18 educadores, num total de 204 obras para seu filho ouvir no início e ler depois, pois começa nos 2 anos e termina com 18. Fiquei doida pra ler vários que não conhecia.
Encontrei até a peça: Fantasminha Pluft que acabei de ler para o Biel, pois ele esta na fase de ter medo de fantasmas e essa estória fala de um fantasma que tem medo de gente!

Algumas obras eu não pude evitar um: "nossa ele não vai ler isso nunca!", mas logo depois parei para pensar: como educadora (pois toda mãe é) de um futuro leitor não posso agir dessa forma, é limita-lo antes mesmo dele poder fazer suas próprias escolhas. Afinal eu mesmo li essas obras e por minha opção.

É só plantar o amor a leitura e o resto virá com o tempo, meu pai quando não tinha livros infantis lia a Bíblia para mim (ele era muito religioso) e minha mãe leu milhares de vezes a minha estória preferida em que o Pateta era Leonardo da Vinci e contava o dia em que pintou Mona Lisa.

Bom é isso! Boas lembranças e boas leituras!!
Bjos a todos!

16 comentários:

  1. Aaiin, que legal!
    Adorei a dica
    Aqui em casa a Marina gosta de ler, e gosta que eu leia pra ela tb. Já a Vitória ainda é pequena e não consegue ficar quieta pra ouvir... mas sempre pega meus livros, deita, abre e finge que está lendo rsrsrsrsrs

    Bjokas!
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  2. É uma ótima dica para que tem filhos.
    Ahh Pluft, eu li quando criança. rs bom bom bom


    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  3. OI Fê ^^

    Tão singelo seu post, gostei..Verdade não podemos medir dizendo se ele vai ler ou não pelo tamanho,acho que as incentivadoras tem mais é que incentivar mesmo. Uma pena quem nem todas as mães criam esse hábitos nos pequeninos!

    Bom Domingo, Beijos :D

    ResponderExcluir
  4. Vc me inspira amiga!!! Tanta coisa p fazer q a leitura fica p depois e depois, mas vc me faz perceber q a louça pode ser lavada depois, vamos ler um livro!!!
    Admiro sua paixão por literatura, confesso q a minha paixão é a musica, onde eu relaxo, penso, me divirto e td mais.
    Mas eu qro passar isso p os meus filhos, pq sei q é mto importante e nós somos exemplos, e sim, educadores!!!
    Parabens cara, vc é mto maezona, mto mesmo, adoro e aprendo mto vendo vcs e o Biel, vc tb é exemplo p mim.
    bjocas e vou começar a semana do livro com guga e tb vou ler p Luiza rs não vou deixar a preguiça me vencer ou melhor, o cansaço hehehehe
    Pena q não tenho uma biblioteca proximo, assim como vc, q fez do lugar um passeio maravilhoso p o Biel, foda!!!
    Bjocas amiga!!!

    ResponderExcluir
  5. Fer, que linda você incentivando seu filho a ler. É assim que começa e com certeza você está formando um grande leitor. :)
    Gostei dessa sua atitude de ler vários estilos para ele, só assim ele vai saber do que gosta ou não.
    Parabéns! :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga, adorei o post. Eu como sou solteira ainda não tenho filhos, mais serve para meus sobrinhos queridos, é dificil escolher um livro para dar de presente!!
    Eu dei um pro meu sobrinho no dia das crianças e ele leu em um dia!! é ótimo isso!!

    bjs
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Que portal completíssimo! Visitei e adorei!
    ÓTIMA dica!
    Beijos,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  8. Ótima dica Fer, e parabéns por incentivar seu bebê a ler ^^
    Beijos
    Brubs
    Livros de Cabeceira

    ResponderExcluir
  9. Adorei a sua dica! É verdade que alguns livros infantis parecem que não são feitos para crianças, pois mostram coisas que, às vezes, podem deixar a criança triste, e essa não é a intenção. Os livros infantis precisam educar mesmo, e não só entreter. Adorei o site, e acho que até posso achar alguma coisa pro meu TCC (sobre incentivo à leitura) nele. Vou dar uma procurada ;)
    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Oii Fê!
    Nossa, super legal você incentivando o seu bebê a ler, viu? E concordo com você, não deve limitá-lo não, deixe-o ler e descobrir mesmo pequeno de que tipo de leitura ele gosta, rsrs. Quando ao gafanhoto, achei meio absurdo, pois crianças não devem aprender a obedecer por medo das reprimendas não, mas por saber que é o certo respeitar os seus pais.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  11. Ótima dica para quem tem filhos e tal, acho que deve ser complicado achar histórias que sejam boas o suficiente pra o filho e tal .-. Enfim. Curti o post
    http://www.senhoritaliberdade.com

    ResponderExcluir
  12. Acho essencial ensinar às crianças o prazer pela leitura. Uma semente bem plantada, crescerá e dará excelentes frutos.

    Beijo

    ResponderExcluir
  13. Oi Fê, que bacana. vou dar uma olhada com atenção. A Lívia, minha filha ama ler, e acho muito bacana esse incentivo. Me identifiquei totalmente.

    Obrigada pela visita ao blog, aguardo sua resposta à promoção!!

    Abraços

    Gabi Lopes
    sonhosaventuras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Somos amantes literários.. estou tentando fazer minha pequena irma ser apaixonada por livros.. mas nunca vi a preguiça de ler daqle jeito.. oakdoa adorei o post beijos

    Me visita?
    Guilherme Kunz
    www.tematoa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Fê!
    Acho super legal você ler para o seu filho! Com certeza ele será um leitor também quando crescer.
    Dos livros que li quando era criança, eu amava uma série de livros de capa vermelha (não lembro o nome), cada um era sobre um assunto e todos eram super ilustrados e educativos. Nem se ainda existem!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  16. Oiee!

    Adorei seu post!!

    Acho que todo mundo deveria incentivar os filhos a ler, e é especialmente bom ter uma "seleção", assim nenhum pai fica perdido(ou diz que o filho é muito novo pra ler tal livro, quando, claramente, não é rs)

    Incentivando criancas é que formamos leitores =)

    bjoo

    ResponderExcluir