quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Resenha: Filhos do Éden

Autor: Eduardo Spohr
Editora: Verus

Sinopse: Há uma guerra no céu. O confronto civil entre o arcanjo Miguel e as tropas revolucionárias de seu irmão, Gabriel, devasta as sete camadas do paraíso. Com as legiões divididas, as fortalezas sitiadas, os generais estabeleceram um armistício na terra, uma trégua frágil e delicada, que pode desmoronar a qualquer instante. Enquanto os querubins se enfrentam num embate de sangue e espadas, dois anjos são enviados ao mundo físico com a tarefa de resgatar Kaira, uma capitã dos exércitos rebeldes, desaparecida enquanto investigava uma suposta violação do tratado. A missão revelará as tramas de uma conspiração milenar, um plano que, se concluído, reverterá o equilíbrio de forças no céu e ameaçará toda vida humana na terra. Ao lado de Denyel, um ex-espião em busca de anistia, os celestiais partirão em uma jornada através de cidades, selvas e mares, enfrentarão demônios e deuses, numa trilha que os levará às ruínas da maior nação terrena anterior ao dilúvio – o reino perdido de Atlântida.


Como em todas as resenhas antes mesmo da sinopse viria a capa, mas preciso dar uma divagada sobre ela... Todos sabem do meu amor por capas e ilustrações, então esta me deixou bastante curiosa, pois claramente a espiral de anjos é "inspirada" na ilustração de Gustave Doré para o livro a Divina Comédia de Dante Alighieri, no entanto achei estranho não haver referência alguma sobre isso, pelo menos não encontrei...





Minha opinião:
    Sou extremamente exigente com qualquer literatura fantástica  é da minha natureza sempre tentar achar um "furo". Acho que se fosse amiga do autor faria dezenas de perguntas para tirar algumas dúvidas, pois este livro é muito complexo.
    A estória se passa quase que inteiramente no Brasil, as descrições do autor são fantásticas, precisas sem serem extensas - um ponto muito positivo e difícil de ser alcançado, falo por experiência própria.
Por ser o primeiro livro da trilogia é compreensível que seja um tanto exagerado nas explicações e "jeitinhos" para que a narrativa se torne plausível - foi uma sacada muito boa fazer Kaira perder a memória e ser sedenta por todo o tipo informações.
    Os personagens são bem trabalhados, cada casta com suas atitudes distintas e que se mantém do início ao fim do livro, tudo muito bem escrito, muito bem trabalhado, mas senti que no meio o autor se deixou levar por clichés que quase me fizeram abandonar a leitura (sim, quebrei meu pacto de nunca mais abandonar livros).
A fuga da caverna até Tefé (amei ele falar desta cidade) tem um monte de besteiras pseudo-românticas que descartaria totalmente: O beijo no asfalto (sem trocadilhos Rodriguianos) é muito sem sentido... Apertar o mamilo dela para "sentir" o espírito (Oi?)... Ela ficar indignada quando ele pede para que pague a gasolina, chamando ele de aproveitador e cafajeste...
Ufa! Foram momentos intragáveis, mas como prêmio por ter passado estas páginas, o autor me presenteou com trechos de fantasia muito bem construídos em cima de mitos e lendas, apenas senti falta de chamar o Curupira pelo nome.
    Não imagino o quanto de pesquisa ele precisou para ter embasamento suficiente para escrever este livro, não apenas sobre anjos, mas sobre muitas outras culturas que os citam e que são utilizadas pelo autor, mas também sobre armas e seus períodos, sobre motos, sobre guerra, é incontestável que ele sabe muito e que tem total domínio de como demonstrar isso.
    Li algumas resenhas onde as pessoas reclamaram dos flashbacks, estranhamente meu personagem preferido foi o Primeiro Anjo, apesar de ficar claro que se tornará o vilão os capítulos sobre ele foram os mais aguardados, aliás, capítulos curtinhos, ideal para pessoas que como eu sempre dizem: "Quando acabar o capítulo eu paro e vou dormir!!" =D

    Não conhecia o autor - apenas que era brasileiro e um fenômeno de vendas- e me senti feliz por isso, me incomoda um pouco que no Brasil falem dos autores nacionais mais pelos seus seguidores, graduação e como são bem sucedidos, do que pela obra em si. Aliás se pudesse não saberia nada da vida deles, somente sobre seus livros.
Saldo geral: Muito Positivo!

Bom é isso!
Bjos a todos!!





13 comentários:

  1. Eu estou muito acostumada a ouvir o Edu no nerdcast, foi por causa dele que descobri o site. Eu já li A batalha do apocalipse e amei, um dos livros que mais gosto. Filhos do éden eu to na metade, estou gostando tb.

    bjks

    ResponderExcluir
  2. Oie Fer
    feliz 2013.
    Em primeiro lugar devo dizer que soltei um OMG enorme quando vi que o autor deste livro é brasileiro. Juro que nunca me atentei para isto, já tinha visto a capa, mas esta é a primeira resenha que leio. E caramba, finalmente um livro nacional que utiliza o Brasil como cenário. Isto prova que dá para explorar nosso cenário com uma história original.
    adorei a resenha
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Fernanda.

    Muitissimo obrigado pela resenha. E valeu pelas criticas! Pode ter certeza de que sao pessoas como vc q me incentivam a continuar escrevendo.

    Espero q vc curta o próximo ("Filhos do Éden - Anjos da Morte"), programado para chegar às livrarias entre março e abril.

    Qualquer coisa vc me encontra pelo Twitter ou pelo FB.

    Um beijo de feliz 2013 =)
    Eduardo

    ResponderExcluir
  4. Oi amiga, adorei suas criticas e elogios ao autor...
    Eu sou doida para ler o primeiro livro dele..
    já esse livro eu só tinha visto a capa e lido a sinopse, nunca tinha lido resenha..
    gostei muito da sua resenha descritiva, acho que vou adorar ler..
    mais quero ler o seu primeiro livro..
    Vc já leu?!
    Dizem que é ótimo!!

    beijos
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu li o outro livro do autor o A Batalha do Apocalipse, ele escreve super bem, porém deu para percebe que ambos os livros são complexos e de leitura cansativa.
    Mais sim para quem gosta de literatura fantástica é um prato cheio :)
    Beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto desse livro! Li a batalha do apocalipse ano passado e fui logo lendo esse. também acho que ele demorou muito pra fazer as pesquisas, mas ficou muito legal o livro!

    os flash backs tem no a batalha e são mesmo chatos, só não reli o livro por causa disso ^^

    como eu amo literatura fantastica, estou esperando anjos da morte o/

    ResponderExcluir
  7. Oi Fê, tudo bem?
    Já tinha visto esse livro nas livrarias e fiquei curiosa. E depois da sua resenha, aumentou um pouco mas não o suficiente, porque tenho uma coisa com estórias que tem anjos. Mas quem sabe depois. A dica está anotada.
    ps: E que cena estranha essa do "Apertar o mamilo dela para "sentir" o espírito " Estranha rsrsr.
    Abraços,
    Amanda Almeida

    ResponderExcluir
  8. Oi Fê! Eu tinha um trauma com literatura brasileira por causa da escola, então uma amiga me sugeriu A Batalha do Apocalipse e foi o melhor nacional que li até hoje, foi o que me fez abrir os olhos e ver como nossos autores são maravilhosos. Não li este aqui, mas percebi muita semelhança com A Batalha, ele traz elementos que mostram uma pesquisa, e pelo visto os flash fazem parte do jeito que ele escreve. A resenha está ótima. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  9. apertou o seu seio pra sentir o espírito,LOL
    eu ri :DDD
    mas,sabe,é o que consta na biografia do autor...aquele blá blá blá sobre graduação e etc. eu mesma só ouvi falar dele por causa de outra coisa, e não do livro em si x3
    Emilie Escreve ~

    ResponderExcluir
  10. Os dois livros (filhos do eden e a batalha do apocalipse) são totalmente maravilhosos, não deixem de ler.

    Eu adorei os flashbacks da batalha do apocalipse, nao achei chato nem nada, me fez aprender sobre a babilonia, a china, roma, a idade media, recomendo para qualquer um que queira aprender e conhecer mais sobre historia e mitologia.

    tem muita gente q critica o eduardo por inveja, mesmo entre os blogueiros, o que me deixa muito triste, por que na verdade a gente devia valorizar a cultura nacional e nao deprecia-la. por isso é importante cada um ler e ter OPINIAO PROPRIA.

    amei a sua resenha.

    ResponderExcluir
  11. Oi Fernanda,
    Eu não conhecia o livro, e apesar de achar o enredo interessante, eu não fiquei com muita vontade de ler ele no momento.

    *bye*

    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  12. Bacana a resenha! Também já ouvi falar do grande sucesso do autor, mas nunca cheguei a ler seus livros e pelo visto, apesar de alguns pontos negativos, é uma narrativa que vale a pena ler =D

    Bjs

    daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  13. Oi adorei.. muito obrigado, me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir