sexta-feira, 29 de março de 2013

Resenha: Em busca de um Final Feliz!

Autora: Katherine Boo
Editora: Novo Conceito



Sinopse - Através de uma forte narrativa, descobrimos como é o dia a dia dos moradores de Annawadi, uma favela à sombra do elegante Aeroporto Internacional de Mumbai, na Índia.
A história de seus habitantes nos faz rir e chorar, porque “o que é celebrado neste livro não é o que poderíamos chamar toscamente de ‘o encanto da lama’, mas a riqueza das pessoas que — para o bem e para o mal — compõem um tronco social que está cada vez mais presente no nosso mundo moderno”. (Zeca Camargo, em prefácio a esta edição).
O leitor vai se apaixonar por Sunil Sharma, o menino catador de lixo que quer ficar rico, por Manju, a moça mais bonita da favela, que quer ser professora, e até pela tresloucada Fátima, a Perna Só, que só quer um pouco de atenção.


Resenha:

Com uma capa incrível, um nome não tão bom assim e uma boa tradução de Maria Angela Amorim de Paschoal, a Novo Conceito nos presenteia com um dos melhores livros de 2012.


Katherine Boo não é escritora, ela é uma dessas - cada vez mais raras - jornalistas que vivem anos em função de uma matéria. Seu dom para o romance, olhar atento para a vaidade e o saber que tudo ali estava sendo exposto por compromisso, fez com que mantivesse seu foco na realidade, sem no entanto perder a prosa delicada e muitas vezes triste. 
Este é um livro real, com personagens reais e que muitas vezes não tem direito a finais felizes. Sua história nos é entregue por uma narrativa ágil, irônica e incrivelmente otimista, comparada facilmente a Dickens.

Metade de um acre (em torno de 4 mil metros quadrados), 335 cabanas e mais de 3 mil pessoas. Esta é Annawadi, favela de Mumbai, escondida da vista por um extenso muro de concreto ao lado do aeroporto e de hotéis de luxo, onde a Nova Índia e a Velha colidem.

O livro não é tanto sobre o país e mais sobre os desejos humanos, mesmo em situações tão calamitosas, sofri e me indignei lendo essas páginas e torci tanto por uma vida diferente.

Acho de suma importância que este livro seja lido, pelo maior número de pessoas possível, para que possam conhecer e vivenciar a história desse povo, que além de ser oprimido pelo próprio sistema injusto e corrupto em níveis estratosféricos, ainda se voltam uns contra os outros, seja por inveja, ideologias, religiões ou simplesmente para direcionar sua indignação a alguém. 

" Entre os pobres não a dúvidas de que a instabilidade favorecesse o talento, mas, com o passar do tempo, a falta de um elo entre o esforço e o resultado poderia tornar-se debilitante.
   - Tentamos tantas coisas - uma garota de Annawadi declarou -, mas o mundo não se move a nosso favor." (Pag 251)

Abdul, um dos personagens principais da trama, acredita que todos somos feitos do mesmo material, como água e gelo e ao seu ver o gelo ainda consegue ser melhor do que a água. Nas suas maiores adversidades procurou sempre agir com retidão, no entanto sem resultado ele acaba dizendo:

" Por algum tempo, eu tentei evitar que o gelo dentro de mim derretesse. Mas agora estou simplesmente me transformando em água suja, como todos os outros. Eu digo a Allah que eu O amo imensamente. Mas também digo a Ele que não posso ser melhor, porque ele sabe como o mundo é."

Este livro é repleto de personagens, tantos e tantos mais, cheios de vida e histórias para contar, em qualquer outro isto poderia se tornar um pouco confuso, mas não neste, não em Mumbai.

Bjos à todos.



14 comentários:

  1. Oi Fê!
    Ainda não li esse livro e ele está na minha lista de leitura só para o final de abril. Haha
    Gostei da sua resenha e ela me fez ficar com vontade de realmente ler logo.

    BjO
    http://the-sook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê! Eu não pedi este livro, achei o enredo bem forte e tenso e ultimamente minhas leituras tem sido muito pesadas. Eu achei lendo a resenha que nos leva a pensar sobre muitas coisas e abre bem nossos horizontes.

    Bjos!!
    Cida

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela resenha Fê! Estou ansiosa para ler Em Busca de Um Final Feliz! Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  4. Conheça um pouco esse povo. Visite o blog da minha linda amiga Ieda
    http://oquevivipelomundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi flor,
    Gostei bastante da sua resenha, esse livro parece te uma carga emocional bem forte, que nos faz pensa em muitas coisas.
    Pretendo ler esse livro :)
    Beijos

    Mari - Stories And Advice

    ResponderExcluir
  6. Fiquei com vontade de ler...um livro que provavelmente não compraria se lesse rapidamente em uma livraria...mas que a partir da tua resenha, me deixou a fim de embarcar nessas histórias sofridas.. Obrigada pela dica. Bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi Fê!

    Desde o lançamento do livro estou curiosa em relação à ele, de todos os lançamentos esse, sem dúvidas foi o que mais me interessou! O tema me cativou!! :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Parece ser uma ótima leitura, estou com ele aqui na minha pilha de leitura ;)
    Parabéns pela ótima resenha
    Renata
    Escuta Essa
    http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  9. Oie, quando vc falou comigo desse livro eu pensei que seria ruim, mais agora entendi o pq...Ele é intenso, estou muito ansiosa pela leitura eu gosto de livros assim e não vejo a hora de ler ^^
    Beijos
    Brubs

    ResponderExcluir
  10. Hummm, acho que agora sei exatamente o que esperar deste livro, sempre gostei de histórias mais fortes como esta e tenho certeza de que vou me emocionar muito com a trama...

    Vanessa - Blog do Balaio
    http://migre.me/dVC0Q

    ResponderExcluir
  11. Ferrrr...
    Menina tu já tá fazendo resenha desse livro e eu ainda nem recebi... mas tu sabe né... pra onde tem que vir....kkkkkkk, demooooraaaa...
    Ah, eu tô com expectativas grandes pra esse livro, acho que vai ser uma história bem intensa. Adorei a resenha..

    Beijãooo

    TeLa
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Fê, faz tempo que não venho aqui e quero dizer que amei o seu lay, ficou lindão!
    Quanto a esse livro, eu não o pedi para a editora porque acho que não estou no momento para ler ele sabe? parece ser daqueles livros que toca a gente, adorei demais a sua resenha.


    beijos, Lu
    Lendo ao Luar

    ResponderExcluir
  13. Oi flor,
    Achei esse livro super interessante ainda mais por tratar de um situação realista. estou ansiosa para receber o meu.
    Bjss
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde,

    Recebi esse livro essa semana e estou bem curioso....parabéns pela resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir