segunda-feira, 8 de abril de 2013

Resenha: Lágrimas de Fogo - Mundo das Sombras Livro 1

Autora: Ana Macedo
Editora: Novo Século
Selo: Novos Talentos


Sinopse: No universo existem oito mundos paralelos, entre eles Agnitellure, conhecido como “a terra casta”. Durante vários milênios, todas as raças viveram em harmonia e prosperidade, mas mesmo neste lugar, a paz não durou para sempre. Quando anjos caídos e dragões decidem invadir o terceiro dos oito mundos, denominado “Terra”, os anjos da paz recebem ordens dos Quatro Grandes – criaturas ancestrais, protetoras de Agnitellure – para que levem ao seu mundo a mais mortal e perigosa criatura: os humanos. Agnitellure nunca mais foi a mesma. As criaturas mágicas passaram a se esconder. Uma nova guerra está para surgir. Profecias e lendas começam a criar vida. As árvores pararam de cantar ao som do vento, os mares estão agitados. Laços de sangue estão instáveis, os valores deturpados, e somente uma criança pode trazer a paz.

Resenha: 

Kurt Vonnegut, um conhecido autor americano, citou certa vez 8 regras para se escrever melhor, entre elas estava esta:
"Dar aos seus leitores informação, tanto quanto possível, logo que possível. Para o inferno com o suspense. Os leitores devem ter uma compreensão tão completa do que está acontecendo, onde e por quê, que consigam terminar a história por eles mesmos."

Neste livro percebi exatamente isto, a falta de informação. O suspense exagerado que acabou por minar o ritmo de leitura, deixando a história sem desenvolver. Terminei a leitura com praticamente todas as dúvidas do início.

Mas vejam bem, o livro não é mal escrito, de jeito nenhum. Quando li sobre a autora descobri que ela o escreveu muito nova e logo - como chata que sou - pensei que tinha em mãos um livro cru, com uma história rasa e não poderia estar mais enganada. Este livro é extremamente complexo em seus mundos, famílias,  poderes e guerras. É uma estória com passado, com fundamento, você vai saber o que esta acontecendo na vida presente dos personagens e a história de seus antepassados. E isto para mim é um ponto extra, pois é muito difícil um autor saber criar uma linha temporal plausível e Ana Macedo soube.
Quero também ressaltar a riqueza do vocabulário da autora, sem exageros pomposos e com raras repetições clichés, fiquei feliz em ler um livro empenhado em trazer um português mais culto para o nosso dia a dia de frases simplistas.

Temos Anne uma personagem com grande força, mas que as vezes desiste com muita facilidade e que tem como tutor Draco um lindo dragão que se transforma em um cara mais lindo ainda, cheio de mistérios e rompantes, as vezes super carinhoso e na maioria das vezes um grosso. Anne precisa descobrir quem ela é, quais os poderes que tem, porque é tão importante para os oito reinos e apesar de muito curiosa ela sempre deixa para depois e, infelizmente, o depois não chegou neste primeiro livro. O que foi um pouco frustrante, pois eu queria saber tudo dos personagens, que são muito interessantes.

Gosto muito de acompanhar o crescimento de autores novos, alguns acompanho porque confio e torço para que sejam melhores, alguns porque acredito no Darwinismo e outros porque acho absurdo que publiquem algo e meu ceticismo me faz querer ver até onde vai a loucura.

Ana Macedo é um nome a anotar e acompanhar não lendo por ler, não é mais uma que tentamos defender porque o mundo editorial de literatura fantástica é cão, mas porque mostrou um bom potencial logo em sua estréia, precisa se aprimorar e talvez não se estender tanto, fazer a estória andar com um pouco mais de foco, mas ela transmite algo que acho fundamental: credibilidade literária.

Indico o livro, pois ele é bom. Mesmo me deixando órfã de informações - mas convenhamos que sou o cúmulo da curiosidade - a leitura não é chata, flui rapidamente e prende o leitor, se tornou rapidamente minha aposta de boas sagas brasileiras.

Um beijos a todos.

17 comentários:

  1. Gostei da sua sinceridade Fer...Me deixou curiosa ;DD
    Espero receber o livro quanto antes. Para ter minha própria opinião.
    Beijos
    brubs

    ResponderExcluir
  2. Oi Fê, achei a sinopse bem interessante, acho que a mistura pode dar certo. Quanto ao que você comentou, realmente é um pouco frustrante, quando o autor nos deixa em um enorme suspense, sem explicar muita coisa, eu não tenho problema nenhum com continuações, mas sou a favor de que o autor arredonde a história, que apresente problemas e os solucione, deixar algumas pontas soltas é fundamental, mas uma ou outra coisa é preciso ser explicado. Adorei saber da escrita da autora, tenho problema com alguns livros nacionais que eu leio, pois tem uma revisão que deixa muito a desejar, como foi com esse?
    Como achei a ideia criativa, vou adicionar na minha lista, valeu pela dica.

    bjks

    ResponderExcluir
  3. Oi Jú! Teve alguns erros de digitação, princialmente do meio para o final, oq ue me deixa na enorme suspeita de que não foi culpa da autora e sim do editor/digitador da editora, como já vimos acontecer com autoras conhecidas nossa...
    Beijoss

    ResponderExcluir
  4. Oiii Feerr..
    Meninaaa... não conhecia o livro, mas adorei sua resenha. Tb detesto livros que escondem o jogo, fica muito chato chegar à página 2000 e dizer que nada aconteceu ainda.... Daí tipo eu tava pensando que precisava de muita inspiração pra resenhar O Eterno Barnes que li, mas li seu primeiro parágrafo e entendi que foi isso mesmo que aconteceuu... uma confusão sem tamanho....hahaha
    Enfim, gostei da resenha, se tiver oportunidade vou ler...

    Beijooo

    TeLa
    http://www.penseiraliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Esses livros dos novos talentos da Novo Século estão muito bons! A arte da capa, meu deus, de cair o queixo!

    Beijos,
    Caroline, do Criticando por Aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Carol, ontem mesmo estava vendo as capas dessa coleção e tem capas lindas!! Essa é muito harmônica e delicada =D
      bjosss

      Excluir
  6. Então, fiquei com um pézinho atrás com Lágrima de Fogo pelo tamanho da série. Como assim estrear com uma saga de oito livros? É bastante, e um pouco perigoso.
    Contudo, depois de algumas resenhas, acabei meio que mordendo minha língua: a autora parece escrever muito bem, principalmente se levarmos em conta a pouca idade... Meio que prometi a mim mesma me focar em compras de nacionais, e esse já tá na wishlist.

    ResponderExcluir
  7. Oi flor,
    Então não conhecia a autora tão pouco o livro mas acho super importante como você disse acompanharmos nossa literatura nacional que vem crescendo cada vez mais.A historia parece ser interessante porém bem "fantasia" o qual não e meu genero favorito de livro então passarei a vez. Aproveito para te convidar a dar uma passadinha la no blog pois coloquei no ar mais uma historia se puder dar uma lida e votar agradeço.
    Bjsss
    Raquel Machado
    leitura Kriativa
    leiturakriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde,

    Esse livro esta na minha lista de desejados, e depois da sua resenha fiqueibem curioso, apesar dosdetalhes mencionados...parabéns pela resenha...abçs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. A capa não me atraiu muito, Fê, e apesar da sua sinceridade em relação a escritora, não é um livro que leria. De repente num próximo livro, com a escritora mais amadurecida, valeria bastante a pena, já que sua história e escrita são singelas e ao mesmo tempo inovadoras.

    Um beijão,
    Pronome Interrogativo.
    www.pronomeinterrogativo.com

    ResponderExcluir
  10. Gostei da sinopse e sua sinceridade, espero que a autora aceite de bom grado, afinal são dicas para melhorias nos próximos livros. É ruim mesmo começar a leitura e terminar com mais dúvidas que no começo, mas enfim. Vamos ver os próximos livros, né? Pois a história parece ter tudo que me agrada.

    ResponderExcluir
  11. Não conhecia, mas achei uma leitura interessante. seu blog é bem desenvolvido.

    Parabéns.

    palavrasaventureiras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oie flor.
    Parabéns pela resenha, você deixou claro seus pontos positivos e negativos, é gostei bastante.
    Eu tenho parceria com a autora e em breve vou pode tirar minhas conclusões dele também.
    Beijos

    Jéssica
    http://leitorasempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Fê!
    A capa do livro é linda e a sinopse também é bastante interessante! Apesar do livro não ter te agradado, acho isso normal, é muito difícil um autor ser excelente logo no primeiro livro. Mas vamos torcer para que ela continue escrevendo e melhore cada vez mais!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  14. correção, não é literatura fantástica. tal gênero se refere a obras como de kafka e murilo rubião.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá anonimo! Sua correção poderia ser bem vinda caso se tratasse de uma correção com fundamento. Você acertou quando falou de Kafka e Rubião dois autores com uma estética muito parecida e inclusive temos o Rubião como um dos precursores da literatura fantástica aqui no Brasil. Mas agora lhe digo pq seu comentário não se trata de uma correção, pois apesar de certo não vai de encontro com nada que tenha dito, afinal entende-se por literatura fantástica aquelas narrativas em que ocorrem fatos inconcebíveis, inexplicáveis, surreais. Normalmente, esta atmosfera de irrealidade tem uma dimensão alegórica, ou seja, por meio do absurdo e do inverossímil, ela alude à realidade concreta, cabendo ao leitor escolher um sentido realista para os eventos aparentemente sobrenaturais. Caso vc venha a ler este livro verá que ele cabe na descrição acima. aliás é um bom exemplo de literatura fantástica da nova geração. Indico.

      Excluir
  15. Oi Fê-chan :)
    Então, eu venho cobiçando esse livro há meses. Ele me prendeu a atenção, primeiramente, pela capa que é muito linda. Segundo, foi pela sinopse que me deixou babando para ler. Durante o ano acabou que não consegui lê-lo, mas espero ano que vem conseguir.
    Sua resenha, como é o esperado, é para causar. Rsrsrsr... Mas no bom sentido.
    Você mostra os lados positivos e negativos de uma forma tão "crua" e normal que não é nem possível ver maldade em suas palavras. Você simplesmente está dando sua opinião como uma blogueira crítica.
    Pelo que pude me basear na resenha, o primeiro livro da Ana parece ter começado de uma forma boa. Espero que os próximos livros da saga (ou trilogia) venham logo. E parabéns, mais uma vez, pela resenha Fê-chan.
    Bjs :*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir