quarta-feira, 26 de junho de 2013

Como forjar um best-seller

Atenção: Lendo este pequeno post você  poderá descobrir mais sobre o mercado editorial e todas as suas artimanhas do que se, por ventura, lesse todos os livros do Paulo Coelho e tentasse descobrir os motivos de seu sucesso. Não manja? Então continue lendo, eu avisei.


Em 1969 a Paramount estava para lançar o filme Bravura Indômita (que teve remake ano passado).
Todos os cartazes e propagandas do filme vinham com os dizeres: "Baseado no Best-Seller" do livro homônimo de Charles Portis, do qual a Paramount detinha os direitos.
Esta era a estratégia inicial de marketing. Porém, apesar do livro, de fato ter colhido boas resenhas, o estrondoso sucesso que o faria best-seller custava a chegar.

Bob Rehme - na época encarregado de promover o filme - teve um insight, pegou uma parte do orçamento de divulgação, levantou a lista de livrarias que o "New York Times" monitorava para apurar sua prestigiosa lista de mais vendidos e então mandou comprar milhares e milhares de cópias do livro em questão.
Pronto, desta forma garantiu um lugarzinho no desejado rol dos best-sellers.

Amoral? Sem dúvidas, porém de uma simplicidade genial. Tão simples que me pergunto se nunca foi usado aqui no Brasil.
Alguém dúvida?

Bjos a todos.


7 comentários:

  1. Que história heim?
    Uma sacada de Mestre a dele, mas que de forma alguma deveria ser usada, para quem realmente quer medir o seu talento.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa que bacana, eu não sabia disso, mas é uma coisa bem interessante de se ter conhecimento! :D

    Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
  3. Eita...comprar milhares de livros seus... Essa é uma boa estratégia.... XD
    »»» Emilie Escreve

    ResponderExcluir
  4. Adoreii, muito interessante.
    Muito bom saber mais
    bjs

    http://loveebookss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Marketing é tudo, né? Uma pessoa inteligente, uma ideia brilhante e 'voilá'... tem-se de fato um best-seller. Adorei seu post. Bem vinda aos parceiros de Agridoce. bjs
    Eykler

    www.aghridoce.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Será amiga, olha sei não hehe
    Nunca tinha pensado nisso, e esse livro eu não leria...
    Vc não tá dizendo que Paulo Coelho fez isso, tá?!
    Pode não!! Hump ¬¬
    Eu já li TODOS os livros do Paulo Coelho, sou fã numero um!! ^^

    Beijos Mila

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernanda eu já tinha ouvido falar disso. Em um livro chamado "Como fazer um best seller" o autor cita esta manobre. Bem é uma tentativa.

    ResponderExcluir