Atenção: Lendo este pequeno post você poderá descobrir mais sobre o mercado editorial e todas as suas artimanhas do que se, por ventura, lesse todos os livros do Paulo Coelho e tentasse descobrir os motivos de seu sucesso. Não manja? Então continue lendo, eu avisei.
Em 1969 a Paramount estava para lançar o filme Bravura Indômita (que teve remake ano passado).
Todos os cartazes e propagandas do filme vinham com os dizeres: "Baseado no Best-Seller" do livro homônimo de Charles Portis, do qual a Paramount detinha os direitos.
Esta era a estratégia inicial de marketing. Porém, apesar do livro, de fato ter colhido boas resenhas, o estrondoso sucesso que o faria best-seller custava a chegar.
Bob Rehme - na época encarregado de promover o filme - teve um insight, pegou uma parte do orçamento de divulgação, levantou a lista de livrarias que o "New York Times" monitorava para apurar sua prestigiosa lista de mais vendidos e então mandou comprar milhares e milhares de cópias do livro em questão.
Pronto, desta forma garantiu um lugarzinho no desejado rol dos best-sellers.
Amoral? Sem dúvidas, porém de uma simplicidade genial. Tão simples que me pergunto se nunca foi usado aqui no Brasil.
Alguém dúvida?
Bjos a todos.
Que história heim?
ResponderExcluirUma sacada de Mestre a dele, mas que de forma alguma deveria ser usada, para quem realmente quer medir o seu talento.
Bjus
Lia Christo
www.docesletras.com.br
Nossa que bacana, eu não sabia disso, mas é uma coisa bem interessante de se ter conhecimento! :D
ResponderExcluirEstandy Books - A Estante da Andy
Eita...comprar milhares de livros seus... Essa é uma boa estratégia.... XD
ResponderExcluir»»» Emilie Escreve
Adoreii, muito interessante.
ResponderExcluirMuito bom saber mais
bjs
http://loveebookss.blogspot.com.br/
Marketing é tudo, né? Uma pessoa inteligente, uma ideia brilhante e 'voilá'... tem-se de fato um best-seller. Adorei seu post. Bem vinda aos parceiros de Agridoce. bjs
ResponderExcluirEykler
www.aghridoce.blogspot.com.br
Será amiga, olha sei não hehe
ResponderExcluirNunca tinha pensado nisso, e esse livro eu não leria...
Vc não tá dizendo que Paulo Coelho fez isso, tá?!
Pode não!! Hump ¬¬
Eu já li TODOS os livros do Paulo Coelho, sou fã numero um!! ^^
Beijos Mila
Oi Fernanda eu já tinha ouvido falar disso. Em um livro chamado "Como fazer um best seller" o autor cita esta manobre. Bem é uma tentativa.
ResponderExcluir