segunda-feira, 24 de março de 2014

Saídas para Escritores Iniciantes

Como vocês devem ter percebido eu sumi por um tempo, os motivos no entanto foram bons, andei ralando pelo meu livro.
Muita coisa aconteceu neste inicio de ano e vou contar um pouco para vocês, como um diário do que tenho passado e que talvez - se estiverem escrevendo algo - vocês se identifiquem.

Final de janeiro terminei meu livro e após enviar para algumas leitoras betas, ler, reler e revisar e revisar, eu achei que finalmente ele estava pronto para ser enviado a uma editora.

A editora em questão foi a Novo Conceito, que aceita que você envie uma sinopse pelo site e isso facilita tanto que resolvi tentar. Bom, tomei meu primeiro não, um não super educado, mas um não de qualquer forma. Chorei durante três dias. Entendam que não foi pelo não em si, mas pela realidade de todas as coisas que terei que passar para publicar meu livro, todo o longo caminho que um autor desconhecido precisa transpor. Eu sabia sobre ele, sou blogueira e estou em contato com dezenas de autores que passam todos os dias por isso, mesmo assim fiquei em pânico.

Depois de passar a fase chororô, fui pesquisar um plano A, B e C, se surgir um D também estou dentro. E nisso tudo cheguei em alguma saídas paras novos autores que compartilharei com vocês:

1: Existe dezenas de editoras aceitando originais, tanto por site ou por correiro, você pode ir tentando todas elas e esperar aqueles terríveis quatro meses que a maioria leva para responder. Mas ter uma editora é lindo e poupa a energia do escritor para o que ele é bom realmente: escrever e não ficar fazendo capa, diagramação essas coisas... Você tem a segurança de que sua obra será vista, que estará nas livrarias de todo o país.

2: Faça você mesmo! Estude, procure saber como o meio funciona, contrate um capista, um revisor, diagramador, chame seus amigos designers, faça seu site, crie seu espaço e monte seu próprio marketing.
Para quem escolher esta alternativa, você poderá vender por em vários meios, cito aqui os que mais me agradaram: Amazon (ainda rastejando no Brasil, mas com potencial incrível), Saraiva e Clube dos Autores. Todos com a possibilidade de você encomendar seu livro e ele chegar lindo em sua casa, não é só online, pode ser físico também. Mas independente de qualquer um destes que se escolha ou outros, você terá que divulgar monstruosamente.

3: Pagar a publicação em alguma editora. Existem editoras como a Modo, Novo Século e tantas outras que aceitam publicar seu livro mediante um pagamento. Você enviará seu original, eles verão se ele vale a pena e então, lhe darão a proposta. Acredito que seja algo entre seis a dez mil, podendo variar para mais de acordo com o número de cópias. Você gasta, mas no entanto tem o respaldo da editora - não com divulgação, essa parte é sua de novo - mas com todo o projeto gráfico, fazem uma tarde de autógrafos, essas coisas. Se seu livro vender bem e rápido, ainda existe a chance de ser contratada e sua próxima edição sairá gratuita.

Resumindo rapidamente estas são as possibilidades que se abrem, eu decidi ir pela segunda opção e isso vai me dar tanto trabalho que ainda sinto medo e insegurança. Mas vamos indo, um passo de cada vez. O primeiro a mudar será este blog, que terá meu nome a partir do mês que vem. Espero que vocês curtam e fiquem por perto como sempre ficaram.

Bjos a todos.

9 comentários:

  1. Oi Fê, não sabia que os autores pagavam pela publicação na Modo Editora e Novo Século, =O
    Adorei seu post e se precisar de alguma ajuda, conta comigo!!

    Beijos Mila
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2014/03/resenha-azul-da-cor-do-mar.html

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho em mente publicar algo meu no futuro, mas quando penso no quão difícil é para os escritores, fico adiando e sei que é ruim para mim. Entendo por ter chorado, acredite. Acho que ao invés de três dias, se fosse eu, teria sido uma semana. É um esforço nosso e receber um não, quase nunca é bom. Sem contar que pagar tão caro por uma obra nossa, por nosso 'bebê' é um roubo, ainda mais quando se recebe apenas uma pequena porcentagem na venda de cada livro. =/ Algumas editoras publicam de graça, mas a divulgação é com o autor.
    Seja como for, desejo muita boa sorte a você nessa sua jornada. E ah, se precisar de ajuda em algo, estamos aí ^^

    Ps: Sim, sou leitora nova no blog rs

    Beijos,
    Larissa

    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Larissa =D Não desista de publicar, um dia chegaremos lá! Bjoss

      Excluir
    2. Comece e terá o prazer da escrita, isto bastará para terminar o seu primeiro livro. Um passo de cada vez; tenha a ideia, crie o objetivo, escreva algumas cenas e ordem de acontecimentos, você alterará eles diversas vezes e colocará para avaliação de alguns conhecidos e por fim cortará o que é barriga e deixará o necessário, enfim com seu livro pronto pense em como publicá-lo.
      Pois de um jeito ou de outro irá fazer, nem que seu primeiro seja disponibilizado gratuitamente ou por um preço baixíssimo em for.ato de ebook.

      Excluir
  3. Oi, Fê. Passei pela mesma epopeia, e na mesma época que você. Consegui propostas, mas daquelas que me custariam mais de dez mil e me deixariam com 500 livros nas mãos. E também outras que pareciam vantajosas, mas que vieram de editoras que eu descobri serem pouco confiáveis (aliás, enquanto digito, vejo que chegou outro e-mail da editora picareta, insistindo). Decidi então criar um público antes de começar a publicar, seja qual for o método. E inclusive já escrevi sobre os prós e contras da autopublicação no meu blog.
    Beijos e boa sorte!

    http://www.diarioquaseescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Lê, eu estou com o mesmo pensamento que vc, ter um público além dos meus amigos rsrsrs Estou indo lá visitar seu blog.
    Sucesso! Para nós duas =D
    bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá :)) Achei agora o blog e trombei nesse post. Poxa, não deve se desesperar, editoras de grande porte fazem parte duma máfia rs É bem difícil mesmo conseguir um destaque sem ter ao menos uma indicação, mas não desista. E outra, como escritor, eu aconselho investir em algo independente mesmo, ao menos para o primeiro trabalho, assim tu consegue se adaptar as dificuldades, aprende lições na marra e com o tempo suas palavras vão se espalhar, tenha certeza.

    Bom, é isso aí. Fiquei curioso sobre o livro, procurei contato mas não achei, qualquer coisa fuça minha page ai, me chama lá e acho que seria legal conversar :))
    Parabéns pelo blog o//

    Isso aí.
    www.walbuquerque.art.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Fê, tudo bem? Antes de mais nada gostaria de dizer que amei e me identifiquei muito com a descrição do seu blog! Haha
    Que isso, chora não... esses "nãos" servem como aprendizado, pode ter certeza que no final tudo vai dar certo. Mesmo não sendo escritora, adorei suas dicas, pois já tive leitores que me perguntaram a respeito disso e eu não sabia muito bem como responder. Da próxima vez mando o link do seu blog pra eles visitarem!!

    Estou seguindo aqui, beijoss
    lendoporamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá Fê! Obrigado por compartilhar sua experiência, com certeza muito útil!
    Estou criando um grupo de histórias compartilhadas para treinar a escrita em conjunto, com o objetivo de praticar, melhorar a escrita.

    https://historiasvoadoras.wordpress.com/2016/01/23/escrita-criativa/

    ResponderExcluir