sexta-feira, 24 de abril de 2015

Blogueiros literários são uma farsa


Shhhh!!! Não fale o titulo desta postagem em voz alta, não deixe que alguém saiba que este e milhares de outros blogs na verdade não funcionam. Precisamos continuar com nosso trabalho, que nos dá pouco ou quase nada...

Algo vem me incomodando há tempos e que quase me fez abandonar este blog, o grupo do facebook e dar adeus ao mundo literário online, a questão é simples:

Qual a finalidade de um Blog Literário?

"Divulgar a literatura", dirão alguns, "apenas expor meus pensamentos, minhas leituras e dar uns pitacos", dirão os mais tímidos. Independente da resposta que for, nossa intenção é ser lidos e seguidos, que nossas postagens pipoquem views e comentários.

Mas quem nos visita?

Ora, mas essa é fácil! Nós mesmos!! Os próprios blogueiros literários, simples assim! Nós mesmos sustentamos nossa ilusão do "sucesso" blogueiro, quando na verdade não temos leitores, temos colegas de "trabalho".

Não pensem que falo isto por falar, antes de escrever este post - que estava entalado em minha garganta - perguntei a muitos amigos blogueiros quantos leitores de verdade eles tinham que não era blogueiros ou escritores e a maioria respondeu "quase nenhum".

Este meio é um meio viciado e circular, giramos nas mesmas rodas, nos mesmos assuntos. Assumimos compromissos com editoras que não aceitam criticas verdadeiras, que nos excluem, que limitam suas listas de parceiros a uma caça ao tesouro, nos pedindo mais e mais e nos dando pouco. Nos sujeitamos aos escritores nacionais, cada vez mais mimados, que amam elogios inflamados e quando recebem uma critica negativa, enchem nosso espaço de comentários com seus fieis defensores.

Nós não vendemos, não servimos de divulgadores para além do nosso nicho. Somos consumidores, sim, mas o alcance deveria ser maior do que apenas o nosso mundinho. Nós apenas nos sustentamos, uns aos outros, consumindo resenhas de amigos e conhecidos. E isso é possível mesmo? É sim, tenho um grupo de blogueiros literários no facebook com 14 mil pessoas, quantos views você acha que recebe do povo de lá...

Se você querido blogueiro (porque sei que você, leitor, é um ) achar que eu estou errada, não se faça de rogado, sua opinião é importante pra mim. Agora se você é apenas um leitor, chega mais e prove sua existência.

Obrigada.


33 comentários:

  1. Acho seu apontamento ótimo, sério. Mas ao mesmo passo que também acredito no que você disse, não vejo problema algum. Pode soar meio trágico, mas não é nada além da concepção de mais uma rede social. Estou errada? Não é pra isso que temos Facebook? Compartilhar coisas com outras pessoas daquela mesma rede, consumindo uns aos outros. No final, nossos leitores são tão leitores quanto blogueiros. Estamos aqui para compartilhar experiências, debater lados e nos completar. :)

    Beijão!
    esqueteoito.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Tai, sua ponderação é ótima, só acho que talvez tenhamos mais potencial do que isto que ficamos aprisionados. Mas tb não consigo fugir disso kkkkk Coisas da vida =(

      Excluir
  2. Olá!!!

    concordo com você em diversos pontos, porém discordo em outros. Ser um blogueiro "mais um" é fácil... Basta agir como citou e pronto. Estamos no universo. Eu porém sempre busco mais do que a simples troca de favores para alcançar números.
    Sou professora. Tenho contato com adolescentes de segunda a sexta no trabalho e 24h por dia em casa. Eu incentivo o hábito através do meu blog. Inclusive, coincidentemente, este mês próximo estarei lançando no blog o "Projeto Amigo que Resenha". São alunos, ex-alunos e parentes que sim, gostam de ler, mas que já não liam algo há algum tempo. Propus: "Te dou um livro de presente. Você lê. Faz uma resenha para mim, tranquilamente porque te ajudo, e assim você me ajuda a divulgar o hábito e você ganha um presente meu - o livro... Topa?"
    Quantos toparam? Todos. Alguns já tem até "listinha das próximas leituras"...

    Além disso meus amigos pessoais, familiares, colegas de trabalho, alunos e ex-alunos visitam o blog sempre que podem, e me contam depois que estiveram lá. Estou atingindo somente um círculo fechado? Talvez... mas se um, um só passar a ler mais que um livro por ano, por causa do Escrev'Arte, ah, já valeu a pena!

    Beijos!!!

    www.escrevarte.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nadja fiquei feliz em te conhecer, achei sua ideia com os alunos incrivel e como disse lá no grupo vc conseguiu sair do nosso nicho, abrindo portas para outro tipo de leitor. Parabéns, bjos!!

      Excluir
  3. Menina, você colocou o dedo fundo na ferida!
    Entrei nesse universo todo há pouquissimo tempo por pura diversão. Acho a ideia de compartilhar minhas impressões sobre livros muito bacana. Na verdade escrever no blog me incentiva a ler mais, a refletir mais sobre os livros que eu leio e é essa a grande graça pra mim. Mas não faz sentido escrever em um blog e o blog não ser lido. Tenho muita dificuldade pra atrair leitores e fiquei pensando no porque é tão dificil encontrar um publico bacana. Seu texto pra mim fez muito sentido.
    Eu sinto muito isso, que no fim das contas os blogs e canais literarios ficam dentro de uma bolha.
    Seria sensacional se a gente conseguisse atrair a atenção de pessoas que não são habituadas a ler com frequencia e os blogs ajudassem essas pessoas a se aproximar mais dos livros. Mas por enquanto não está sendo fácil.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, como fazer para pessoas que vão digamos para a livraria escolher um livro, procure os blogueiros antes, se interesse, leia por ler, não apenas os mais famosos que o google indica, mas opiniões aleatórias. Quando ao seu blog, vou falar como mais ou menos os blogs funcionam, vc visita, deixa um recado e a pessoa retribui, logo vc vai ter leitores, mas se vc parar de comentar eles somem, ficam poucos. É o ciclo de retribuição que falei no post, não gosto dele, mas através dele conheci muita gente legal =D Bjos!!

      Excluir
  4. nossa, falou o que muita gente queria falar e não tem coragem. super concordo, mas o pior é que tem gente que acha certo ficar se matando pra agradar editoras que as vezes não estão nem ai pra você, enquanto alguns blogs grandes tem mil e quatro parcerias e nem fazem as resenhas. quando as pessoas resolverem desligar a TV pra ler algum livro ai sim os blogs literários vão crescer ainda mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse problema com editoras para mim é a chave da decadência blogueira, pq muitos blogs se sujeitam a gostar de livros ruins para agradar a editora e não pode, perde credibilidade não só o blog em questão mas todos nós =( Beijocas!

      Excluir
  5. Menina, você lê pensamentos?
    Bem, posso dizer que os leitores do blog que não são blogueiros são alunos preguiçosos que não leem o livro que a escola indica e depois vão atrás da resenha na internet (porque é óbvio que acontece isso com os meus posts mais acessados).
    Por que blogo? Para conquistar leitores para minha ficção. Deu certo? Até agora não, mas vou caminhando. Não comecei para ficar famosa nem para ganhar livro ou qualquer outro produto de graça (sei que não tem a ver com o post, mas é uma realidade). Hoje sabemos que temos de ser sociáveis com outros blogueiros e dependemos da opinião de resenhistas para nossa ficção ser lida. Só não acredito nos blogueiros que acham que podem influenciar o mundo todo. Blogueiros nenhum tem o poder de construir ou destruir a carreira de um escritor. O tempo é que faz isso. Blogs são lugar para emitir opinião, e quem não gosta da opinião alheia, como leitor ou mesmo autor da obra resenhada tem de aceitar isso.
    Será que consegui me expressar direito? Tomara!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lê, acho que realmente estamos em sintonia pq tb comecei meu blog para atrair leitores para o meu livro, como ainda não publiquei ele não sei se funcionou kkkkk Precisando de ajuda na divulgação só falar =D Tb não suporto blogueiro que acha que pode criar best sellers, quase rio, o papel dos blogueiros é importante, mas vai até a pagina vinte. Assim como tb acho que tem escritores que perdem boas oportunidades ao não valorizarem os blogueiros... Bjos!

      Excluir
  6. Eu acho que você pode ter acertado na ferida de uma grande maioria, mas não de todos..sou blogueira.. escrevo há 5 anos pelo menos, mas não consigo me ver enquadrada neste meio.. digo, logo no início quando você falou sobre a pessoa escrever porque gosta, sabe? Sou essa.. escrevo porque gosto.. e quando posso. Escrever, pra mim, é uma terapia, tanto que não costumo procurar seguidores, trocar visitas e muito menos vou atrás de parcerias.. Aliás, ainda sou muito reticente com parcerias, pois eu leio o que gosto e só.. jamais vão me obrigar a ler algo que eu não queira só pra poder resenhar e com isso, chamar alguma atenção.

    É legal saber que pessoas gostam do que você escreve? claro que é.. mas isso não pode definir o escritor/blogueiro/seiláoquemais.

    Alguém aí nos comentários falou sobre incentivar as pessoas a lerem com mais frequência... eu tenho tentado fazer isso, no cotidiano, e através do face, quando escrevo minhas resenhas.. percebi que muitas pessoas que não são reais leitores acabam visitando o blog e lendo as resenhas, e, já soube de gente que acabou lendo determinado livro porque ficou curioso.

    Eu escrevia diários e mais diários desde a pré-adolescência... tinha um alfabeto só meu, haha, meus códigos, pra que ninguém entendesse o que eu escrevia, mas, acabamos por jogar fora estas relíquias, por N motivos, dentre eles, espaço. A meu ver o blog assume uma função muito parecida, porém mais simples de você eternizar.

    Recentemente recebi uma visita em meu blog, criticando o nome do blog e acusando de não ser original.. quando fui ver, a moça tinha um blog com nome parecido, mas o meu foi ciado em 2010 e o dela em 2012.. e mesmo que o meu tivesse sido criado depois do dela, o que respondi a ela foi a mais pura verdade: escrevo por amor, então, não me preocupo se o nome é legal, se tem muitas visualizações, muitos seguidores, se acham que escrevo bem ou mal.. é a minha terapia e só minha. Exposta para quem quiser ler.. compartilhar, talvez se identificar com meus pensamentos e só.

    Apesar de tudo que escrevi, achei extremamente pertinente suas considerações.

    bjks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lana, gostei de ler seu comentário e sei que existe blogueiros como você, conheço algumas e são os poucos blogs que vou, leio, interajo. Tb sou muito reticente a parcerias, com escritores então não faço, querem que eu leia me deem o livro como um amigo dando um presente, sem nada em troca, pq assim sinto liberdade de falar o que penso... mesmo assim já tive fãs aqui defendendo, como se eu estivesse denegrindo a carreira de alguém. Prazer em conhece-la, bjos

      Excluir
  7. Eu não tinha parado para pensar neste aspecto, mas, de certa forma, concordo. Digamos que a cada 20 comentários que recebo em meu blog, apenas um ou dois são de leitores, não dos "colegas de trabalho". Com relação a visualizações, acredito que a disparidade não seja tão grande. Muitos que não são blogueiros procuram resenhas e críticas antes de ler um livro ou assistir a um filme, ou acessam posts de notícias. Mas não sei se podemos classifica-los como leitores, afinal sua visita é resultado, na maioria das vezes, de uma pesquisa no Google, e que provavelmente só estão interessados naquele post em específico e nunca voltarão.
    E, sobre sermos divulgadores, fico meio dividido. Sempre que posso, trago algum filme ou livro pouco conhecido, para ter o gostinho de indicar uma novidade. Mas, na maioria das vezes, sinto que não estou divulgando nada. Todos já conhecem aquele livro, já conhecem aquele filme. Qual seria o ponto, então?
    Só discordo quando você diz que "este e milhares de outros blogs não funcionam." Acredito que vá do objetivo que cada um tinha ao criar. Me encaixo no perfil dos "apenas expor meus pensamentos, minhas leituras e dar uns pitacos" que você citou e, para isso, meu blog funciona sim (muito bem, aliás).
    Blogs e canais grandes, como Tiny Little Things, Cabine Literária, etc, atraem um público formado não só por blogueiros, mas são casos raros. Nos nossos casos, é bem difícil encontrar leitores que não sejam colegas e, apesar de gostar bastante dos colegas-leitores, gostaria muito que conseguíssemos "furar essa bolha" e atingíssemos um público cada vez maior. Não por quantidade, mas pelo gostinho de encontrar comentadores que não buscam seu comentário em troca, de encontrar aqueles que realmente descobrem uma história nova que pode vir a se tornar uma de suas favoritas, enfim.
    Eu pediria perdão pelo comentário grande, mas um bom post merece um comentário desse tipo mesmo hahah

    Abraços, Adan
    Mundos na Estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adan, adoro comentarios grandes, volte sempre rsrsrs
      Concordo com vc quanto ao objetivo de cada um, fato. Tb me parece as vezes que todo mundo ja fez algo, quando o livro é lançamento então é até cansativo visitar blogs, todos falando da mesma coisa, as vezes aparece algo bom e que vale a pena a pesquisa. Eu morro de tédio com esse Tiny Little Things, já pensei ser implicância minha, mostrei o video para os meus amigos e todos acharam muito chato e pouco dinâmico, muito blá blá blá inutil. Acho que as pessoas frequentam mais pq é meio conhecido e tal, sei lá, acho um mistérios rsrsrsr
      Bjos!!

      Excluir
  8. São tantos os blogs literários que eu acabei fazendo um buscador baseado nos principais basta digitar o nome do livro ou assunto ou autor... o seu blog aparece nos resultados de busca...

    https://cse.google.com/cse/publicurl?cx=004055332468626084859:9hsbsbf1jkm#gsc.tab=0

    esse blog aparece nas buscas

    https://cse.google.com/cse/publicurl?cx=004055332468626084859:9hsbsbf1jkm#gsc.tab=0

    https://cse.google.com/cse/publicurl?cx=004055332468626084859:9hsbsbf1jkm#gsc.tab=0&gsc.q=http%3A%2F%2Fenquantoescrevoumlivro.blogspot.com.br%2F&gsc.sort=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi adriano, não sei a palavra que vc usou no buscador, mas acho dificil que o meu tenha aparecido entre os principais rsrsrsr
      Bjos!!

      Excluir
  9. Boa noite Fê,

    Gostei demais do seu texto, muito verdadeiro, eu geralmente faço críticas e muitas das vezes negativas, não diretamente mas para um bom entendedor basta, visito blog de amigos sim, mas os que visito me apresentam boas novidades e críticas, mas nem todos são assim...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marco, nos conhecemos desde o inicinho dos nossos blogs e sei que o seu é um trabalho verdadeiro e digno.
      Abraços amigo =D

      Excluir
  10. Amiga, vem cá que te dar uma beijo na boca!!!
    Concordo em numero, gênero e grau. E isso que esta me fazendo desistir cada dia que passa do blog. Fiz um teste esses tempos, onde retribuía e deixava links em grupo de retribuição de comentários, deu certo? sim e muito, mas dai percebi que o povo vem comentar e não o post. Opaaa! Perae, vou ficar me matando pra que? Né?!
    Prefiro ter 1 comentário sincero e verdadeiro do que 100 comprados. Prefiro ter 10 visualizações de pessoas que realmente visualizaram, do que 1000 de que só participaram de sorteio.
    Nessa blogosfera ta faltando é personalidade. Só acho.
    Vamos subir a hashtag: #LeitorMostraSuaCara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brubs!!! Ta dificil neh, tb estava em uns grupos de troca de comentários e os posts daqui vivam com 50 e poucos coments, mas aí enchi, parecia que estavam fazendo obrigados, não era legal. Hoje por exemplo, ta sendo divertido ler todos estes comentários, pq são sinceros e contam as experiências de cada um com seu blog. Falando nisso, não apareceu nenhum leitor kkkkkkk vou twittar hahaha

      Excluir
    2. Hahahaha vou mostrar a minha, sou blogueira, mas vim como leitora. Então vamos mudar esse placar? :P

      Excluir
  11. Olá!

    Primeiro, parabéns pela coragem por postar seu desabafo, por falar o que muita gente, inclusive eu, já pensou! Entretanto, descordo de algumas coisas que disse. Claro que me preocupo com as visualizações que recebo e que grande parte dos meus leitores são também blogueiros, mas não somos tão pouca coisa quanto o seu texto dá a entender que somos. Eu penso na blogosfera literária como uma grande rede social, um Facebook para quem gosta de livros. Algumas pessoas só querem se mostrar ou ganhar algo e umas poucas querem apenas compartilhar suas ideias, sua paixão pelos livros, mesmo que ninguém leia o que elas estão escrevendo. Somos uma comunidade, estamos criando tudo isso mais para nós mesmos do que para os outros, por isso é natural que os blogueiros literários sejam a grande massa de leitores. E, para mim, já conhecer pessoas maravilhosas que gostam da mesma coisa que eu vale a pena todos os dias. Mesmo que sejam apenas duas ou três. Mas concordo sim que, como todas as redes sociais, o blogosfera literária está virando mercado, negócio. Mas cabe a nós não deixar que isso aconteça! Eu sei que é difícil manter um blog, muito desanimador às vezes, mas não desista! Vale a pena!

    Beijos!
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bom?
    Tipo, ATÉ QUE ENFIM ALGUÉM FALOU ISSO, kkkkkkk acho que é assim com a maioria dos blogueiros literários, principalmente os menos conhecidos. É difícil conquistar leitores, então fico feliz só de saber que a pessoa que está comentando no meu blog, mesmo que também seja blogueiro ou escritor, ao menos leu meu conteúdo e comentou sobre, não só veio fazer uma divulgação vazia do seu próprio conteúdo.
    Eu por exemplo comento em inúmeros blogs, alguns acompanho mais arduamente, outros não. Me considero leitora também além de blogueira, deixo meu link discreto no final do comentário (incluindo o deste heuehuehe), mas realmente gosto de conhecer coisas novas, conteúdo novo, livros, autores, novidades....
    Acho que ter esse pensamento é importante, debater é essencial! Parabéns pela coragem :) beijos!

    Resenhando a Arte | Fanpage

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Olha, venho pensando exatamente nisso, e fico feliz que alguém também se expressado sobre isso, tenho um blog e venho percebendo como as pessoas estão em busca de quantidade, de promoções nos blogs. é uma verdadeira pena, porque nós nos dedicamos lemos, expomos nossos pontos de vista e queremos que seja lido, e que deem as opiniões. Claro que ninguém é obrigado a comentar e tals, mas coloca uma promoção pra ver se não irá pipocar vários comentário, e comentários vazios mesmo! Eu tenho desanimado com o blog, continuo escrevendo as resenhas e vezes ou outra publicado, mas não com aquele ânimo.
    parabéns pela iniciativa!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Oi Fê!
    Eu sou amiga, super fã e leitora algumas vezes, rs...
    Mas conta né?
    Bjocas Vanine Moraes

    ResponderExcluir
  15. Realmente, concordo em partes com você. Nós somos um círculo vicioso de blogueiros literários que visitam uns aos outros e divulgam entre si os lançamentos e descobertas literárias. Mas acredito que ainda há uma parcela de leitores, não blogueiros literários, que nos dá uma certa atenção e é influenciado por nós. Falo isso porque conheço colegas, conhecidos que visitam meu blog, dizem que leram tal resenha minha e por isso se interessaram em comprar e ler determinado livro, sendo que eles não são blogueiros, muito menos literário. Mas é uma reflexão à ser feita de acordo com o que você colocou neste post.

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu sou publicitária e discordo de você.
    Já comprei vários livros por conta de postagens de blogueiros.
    Claro, não blogueiros que eu visitava sempre. Mas a medida que você busca um livro no google, ver as opiniões das pessoas lhe ajuda a decidir, e o único jeito das editoras terem essas opiniões a mostra, é divulgando em blogs.
    Uma vez vi um livro que achei interessante na livraria, mas não sabia se era bom. Procurei no google e li em blogs, e me fizeram comprar os dois livros da série. Então as blogueiras ajudaram a vender o livro para mim.

    Hoje mesmo uma leitora minha deixou um comentário no meu blog dizendo que comprou uma trilogia que indiquei no blog para ler, e que estava adorando. Se eu não tivesse feito a postagem no meu blog, talvez ela nunca tivesse se interessado e comprado.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  17. oie, antes de eu iniciar com meu blog, eu sempre visitei blog do nicho livros, eu gostava de ler as resenhas e ver videos do assunto, eu ainda visito muitos blog q sou fã a anos, pq simplismente gosto de ver o ponto de vista dessas pessoas.?
    e não , eu não visitava pq queria criar um blog isso foi só depois, visitava pq realmente me interessava.

    ResponderExcluir

  18. شركة تاج لتسليك المجاري بالقطيف 0551844053 ومكافحة الحشرات وخدمات التنظيف الشاملة من تنظيف للمنازل والفلل والشقق شركة تسليك مجارى بالقطيف
    وخدمات تنظيف المجالس والسجاد والموكيت والكنب بالقطيف وتقديم افضل الخدمات المنزلية شركة تسليك مجاري بالقطيفالشاملة ومكافحة النمل الابيض ورش الدفان
    وكافة خدمات الصيانة والمقاولات من سباكة وكهرباء وغيرها من الخدمات المنزلية بالقطيف . شركات تسليك مجارى بالقطيف
    شركة مكافحة حشرات بالقطيف
    شركة تنظيف منازل بالجبيل
    شركة تسليك مجارى بالجبيل
    شركة تنظيف منازل بالدمام
    شركة تنظيف منازل بالقطيف





    ResponderExcluir


  19. الخدمات المنزلية بمدينة الدمام 0551844053 شركة تاج لخدمات التنظيف المنزلية وخدمة تسليك المجاري شركة تسليك مجارى بالدمامومكافحة الحشرات بالدمام
    وتشمل تنظيف المنازل والفلل والشقق وتنظيف السجاد والخزانات قسم خاص لاعمال الكهرباء والسباكة ومكافحة الحشرات ومكافحة النمل
    الابيض ورش الدفان بالدمام ارخص شركة تسليك مجارى بالدمام
    شركات تسليك مجارى بالدمام
    شركة مكافحة حشرات بالدمام
    شركة تسليك مجارى بالخبر
    شركة تسليك مجارى بالاحساء


    ResponderExcluir