sexta-feira, 13 de abril de 2012

Gen Pés Descalços!

Gen Pés Descalços (Hadashi no Gen, em japonês) é uma história autobiográfica. 
Seu autor, Keiji Nakazawa, tinha 7 anos quando a bomba atômica atingiu Hiroshima, cidade onde morava com a família. Ele sobreviveu à tragédia para se tornar um dos mais aclamados artistas do Japão. Tendo Gen como sua obra prima.  Este, foi primeiramente lançado em série, nos anos 1972 e 1973, na Shonen Jump, uma das principais revistas semanais de histórias em quadrinhos do Japão. No Brasil foi lançado no ano 2000 pela editora Conrad com uma nova edição lançada no ano passado.

Resenha:

Quando comecei a ler O livro um: "Uma história de Hiroshima", achei o traço do desenho um pouco infantil, com Gen, se pronuncia Guem, e sua família sendo hostilizados por não concordarem com a guerra. Naquela época o Japão era vitima de uma densa campanha governamental que demonizava os ocidentais e os outros inimigos como justificativa, pois em conseqüência da guerra, o país sofria vendo seus recursos naturais e financeiros se esvaindo. Isso nos é apresentado pouco antes da explosão. No momento da queda da bomba Gen esta saindo da escola, quando ouve o alerta de ataque aéreo. Não havendo tempo para voltar a sua casa e nem onde procurar abrigo, ele presencia o clarão amarelo-alaranjado que o joga longe, derrubando o muro da escola sobre seu corpo. Foi o que o salvou.
Salvo da morte imediata Gen tem que suportar algo ainda pior: o Pós bomba. Esta realidade que o autor Nakazawa vivenciou é tão verdadeira, sincera e aterrorizadora que chorei em varias partes. Com os quatro capítulos, que são além do citado acima:  "O dia seguinte", "Vida após a boma" e "O recomeço", conseguimos entender que aquilo que muitos chamam de encerramento da Segunda Guerra Mundial, foi na verdade um grande e covarde massacre contra uma população indefesa, sem chance de se defender e na esmagadora maioria, civis. 
É uma série forte, onde você vai encontrar cenas chocantes e extremamente tristes, mas o papel fundamental de Gen é trazer a tona todo este horror, para que o mundo não repita aquilo que o menino viveu.
Hiroshima tinha, na época de seu bombardeamento, um considerável poderio industrial, com grandes depósitos de suprimentos militares e sediava alguns aquartelamentos do exercito. Mesmo assim era considerada uma base menor e de pouco interesse. Grande parte das casas e fabricas eram de madeira e a população era de 255.000 pessoas, pois uma parte havia sido evacuada. 242,000 morreram em decorrência da bomba e suas complicações.
Esta obra, sem exagero deve ser lida e depois dada aos filhos e netos. Sempre digo que o pior da guerra é que você não esta matando um inimigo, você esta matando famílias e ideais iguais aos seus só que visto com outros olhos.

27 comentários:

  1. Muitoooooooooooooooo interessante!
    Parabéns pela resenha!
    Fiquei mt curioso para saber a historia de Gen =D

    Lucas / Era uma vez...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas vale a pena, lê sim que vc não vai se decepcionar.

      Excluir
  2. Tb achei bem interessante.
    Adoro as coisas do japão, como animes *-*
    Sou viciada.
    Adorei o post linda.
    Novo post no blog, passa lá?
    manuscritodecabeceira.blogspot.com
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Ou Lauri,
    Estou indo lá agora mesmo =D
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Oie!
    Amei aqui!
    Você é mesmo escritora? Já publicou algum livro? Porque esse é meu sonho!

    Esse livro parece ser legal, principalmente porque vem do Japão e eu sou fascinada por esse país. Principalmente pelos mangás *_*
    Sucesso XOXO

    Bjs,
    Ariane;)
    http://onedayatime.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nani
      Deixei um recadinho lá seu blog
      Bjoss e seja bem vinda

      Excluir
  5. Sabe que eu de início não me interessaria por esse tipo de literatura, mas depois de ler suas impressões sobre o livro, fiquei curiosa e ele entrou para a lista das minhas próximas aquisições.
    Beijos, um ótimo final de semana!
    Volto segunda,
    Rafaelando

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda,
    Primeiro que agradece sua visita lá no blog, adorei seu comentário e seu blog também ^^ claro que já estou seguindo e sempre que possível vou voltar aqui mais vezes.
    Nossa esse livro me chamou bastante atenção, parece ser bem legal, vou colocar ele na lista :)

    Beijo
    http://marifriend.blogspot.com/
    @Storieandadvic

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernanda, também é um prazer em te conhecer, gosti mto da tua visita. E quanto ao livro ele é mesmo maravilhoso, a história é linda e tu não vai te arrepender em adquiri-lo.
    Um ótimo domingo e um grande beijo.

    www.leituramaravilhosa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Obrigada Mari e Katielle pela visita =D
    bjoss

    ResponderExcluir
  9. Whoa. Me surpreendeu. Ainda não havia ouvido falar da série e confesso que de capa e título e até resumo ela não me interessaria na mão. Mas sua resenha me chamou bastante. Ficou mais fácil de perceber a realidade do autor e a vontade de retratar e de passar para frente sua experiência. Parece chocante e necessário. Sua resenha está ótima, mesmo. beijos *o*

    Rachel Lima
    http://corujando.org

    ResponderExcluir
  10. Esse é o tipo de livro que eu não leria primeiro pela capa e depois pelo assunto, mas como eu enfrento "qualquer parada" eu leria se ganhasse

    http://aleitoracassia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie!!!
    Obrigada pelo comentário!!!
    Ah, então você gosta mesmo de escrever! Também gosto!
    Já escrevi dois livros, estou terminando o terceiro, mas nenhum deles é publicado (¬¬')...
    E o seu?
    Bjs,
    Ariane;)

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia esse livro, é uma série, pelo que eu entendi não? Pensei que seria algo para crianças quando vi a capa. rs Mas enfim, lendo sua resenha percebi que é um ótimo livro para ler, refletir, saber melhor sobre o que aconteceu àquele povo bombardeado em Hiroshima, e sendo uma auto-biografia, achei mais interessante ainda.

    Sua resenha ficou ótima.
    E que lindo que tá aqui, viu?! *O*
    Beijos
    Meu outro lado

    ResponderExcluir
  13. Meninas obrigada pela visita e por me seguirem, estou super feliz do site estar com seguidores =D
    Ariane esse é meu primeiro e espero conseguir que eles seja publicado, ;O
    Jeniffer o layout é lá do seu Senhorita Liberdade ^^
    bjosss

    ResponderExcluir
  14. Antes de ler sua resenha, eu pensava que era uma série infantil.
    Realmente, ele parece ser um daqueles livros bem marcantes sabe? Cheguei a me arrepiar aqui!

    E Fernanda, adorei o novo layout! Ficou lindo!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  15. Oi Lú!! Ele é da Senhorita liberdade, ficou fofo neh =D
    Este livro marca mesmo!!!!
    bjoss

    ResponderExcluir
  16. Oi!
    Adorei sua resenha, não conhecia esse livro e gostei bastante.
    Obrigada pelo comentário no blog, amei o seu! Já estou seguindo aqui!

    Beijos, Kamila
    http://vicio-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Olá! Confesso q passei por aki, mas não pude registrar pq antes de iniciar a leitura precisei sair as pressas!rs Adorei conhecê-la lendo o seu blog! Esta história do Gen realmente é muito interessante e irei procurar por aí! Ah, falando em editoras...tenho um amigo q escreveu um livro(http://lifejanis.blogspot.com.br/2012/03/yellow-moon.html) pela Editora Acaiah e conheci outro dia o Paulo Pacheco,q publicou (http://twitpic.com/5bgmtn) pela Editora Livre Expressão. Fica a dica, quem sabe seja uma boa oportunidade p/aqueles que desejam publicar um livro (como eu) algum dia! Bjs Boa sorte! Obs: Obrigada pelo seu comentário em minha página, voltarei!

    ResponderExcluir
  18. Oi Janis,
    Vou entrar no site deles, vc também é escritora?
    Vou lá no seu blog saber mais de vc =D
    Bjoss

    ResponderExcluir
  19. Que legal... bem interessante. Bela resenha Fernanda.
    Beijos

    Tá rolando PROMOÇÃO lá no Blog: http://pollymomentos.blogspot.com.br/2012/04/promocao-6-meses-de-blog.html

    ResponderExcluir
  20. Oi Fernanda!
    Já tinha ouvido falar nesse mangá, mas não sabia que era sobre Hiroshima nem que era autobiográfico. Deve ter cenas muito tristes mesmo... Acho que não é o tipo de história de gosto de ler. Prefiro mangás mais "bobinhos", pra fugir da realidade mesmo.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  21. Oi Fernanda!
    Não conhecia esse livro ainda, mas gostei da temática, apesar de realmente parecer um pouco infantil. Gosto muito de histórias da Segunda Guerra e concordo completamente com o que disse no final. Sempre são as famílias que saem perdendo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Polly já dei uma conferida na sua promo =D
    Sora realmente é bem triste.
    Andressa fui no seu blog agora a pouco, rsrs
    Bjoss

    ResponderExcluir
  23. Oi Fernanda! Eu tentei responder, mas não consegui! Bem, minhas ideias estão em mente, por enquanto, mas a necessidade de escrever algo está aumentando! rs Sobre o q eu disse sobre as editoras...já tentou fazer contato com alguma?Posso tentar ver com esse amigo como ele fez! Fica a seu critério! bjs

    ResponderExcluir