terça-feira, 8 de maio de 2012

Resenha: Jonathan Strange & Mr. Norrel

Autora: Susanna Clarke
Editora: Companhia das Letras
Sinopse:

    Nos tempos medievais, um grande mago conhecido como Rei Corvo governou a Inglaterra do Norte. Durante seu reinado a magia fez parte da vida do ingleses. Mas um dia o Rei desapareceu, e, com ele, a prática da magia.
Séculos mais tarde. no inicio dos anos 1800, uma sociedade de magos teóricos desafia o recluso Mister Norrel , mago teórico e prático, a provar que a magia ainda está viva. Em pouco tempo, o astuto Mr. Norrel torna-se célebre e poderoso , e põe em ação seu plano secreto de controlar a magia na Inglaterra.
Mas então ele se vê diante de um rival inesperado: seu discípulo de confiança, o jovem Jonathan Strange, rejeita o mestre e tenta restaurar os poderes do lendários Rei Corvo. Inadvertidamente, Strange libera forças incontroláveis, que põe em risco a si próprio, aos que o cercam e a todo país.

Minha opinião:

    Demorei um pouco para resenhar este livro, também por ele ser longo: 816 páginas, mas principalmente por  estar me ocupando do meu próprio livro. =D
    Para começar quero agradecer a Companhia das Letras por ter publicado este livro (não é parceira do blog, o agradecimento é de coração rsrsr), que considero uma obra prima da literatura fantástica no nível das Crônicas de Nárnia. Apesar disso não posso deixar de comentar inúmeros erros de digitação, inclusive um pequeno parágrafo repetido, com a distância de uma página de um para o outro (ainda não cheguei a conclusão se foi um erro do tradutor ou da própria autora).
    Este não é um livro fácil de ler, de fato as primeiras 180 páginas (O.o), são extremamente cansativas por tratar quase que inteiramente da vida de Mr. Norrel, um sujeito tirano, covarde e enfadonho no mais alto nível. A entrada de Jonathan trás um ar fresco e sendo um personagem absurdamente Inglês, nos concede doses enormes da mais fina ironia, cheio de tiradas divertidas e afiadas.
    Não sei a opinião de vocês sobre notas de rodapé, mas eu as detesto, já abandonei livros por encontrar meia página daquelas letras miúdas cheias de referências, que apesar de importantes, quebram completamente o clima do livro, pois bem, Jonathan Strange e Mr. Norrel é um dos piores que já vi, onde as tais notas ocupam, diversas vezes, mais do que duas páginas inteiras. Agora vocês devem estar se perguntando o porquê de eu não ter fugido correndo dele... O motivo é simples: a autora é brilhante! Trabalhou as notas como parte fundamental do livro, contanto histórias passadas que de tão perfeitas poderiam ser baseadas em livros reais. Ela mistura a História da Inglaterra com a sua estória de forma perfeita e por mais maluco que seja plausível. Em determinados momentos é bem provável, que você se pegue acreditando que a Inglaterra é mágica e cheia de lugares e estradas que levam a reinos encantados.
    Susanna Clarke levou dez anos escrevendo este livro e apesar de achar algumas partes estendidas além da conta, tudo é muito bem trabalhado: o orgulho inglês, o racismo, o papel da mulher, a mídia da época e o estilo de vida vitoriano. Como fã confessa da cultura inglesa este sem dúvida é o livro mais inglês que eu poderia encontrar.

Para quem ganha-lo no sorteio do Blog, peço que tenha muita paciência com o início, que apesar de bem escrito, é um pouquinho cansativo, mas se vocês persistirem vão se surpreender e como eu irão se entristecer no final e com o final. não é um spoiler rsrs


Quem não participou da promoção se inscreva aqui!!!! E Boa sorte!!!
Bjos


16 comentários:

  1. Não conhecia o livro, mas pelo jeito ele é bom.

    Adoro livros que nos surpreendem e até entristecem, dependendo do momento.

    Beijos
    Bia | www.livroseatitudes.com.br

    ResponderExcluir
  2. Minha curiosidade só aumenta com o livro! A resenha esta ótima Fernanda, só deixou nós simples leitores ainda mais interessados, rsrs.

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Fê!
    Adoro este tipo de livro que nos surpreendem no decorrer da leitura.Adorei a resenha.
    Bjos Fabi
    http://roubando-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Fernanda!
    Eu acho que meu marido tem esse livro, mas eu não li e nem sabia sobre o que era, até ler sua resenha. Se soubesse que o personagem principal é um mago já tinha pegado pra ler antes!!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  5. Que legal, como conheceu este livro? Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi Fe, sua resenha esta cheia de riquesas, parabéns...
    Nossa quantas paginas amiga, fiquei assustada, mais ainda quero ganha-lo.
    Concordo com vc em relação os rodapés.. é chato mesmo, acaba que vc perde o contexto quanto vai la em baixo ler... perde o fio da meada!!

    Não conhecia a autora!!
    Beijoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2012/05/resenha-sombra-da-lua-normal-0-21-false.html#links

    ResponderExcluir
  7. Oi anônimo eu ganhei este livro do meu marido ano passado, foi sem dúvida o melhor presente que ele já me deu. Sora lê sim vc vai adorar! Mila estou torcendo que uma de vcs ganhe o livro, pois estão sempre aqui participando!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Fiquei e muito curiosa em lê-lo, boa sorte pra mim pra ganhar ele *O*

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Pelo que você falou, sobre a parte do fantástico e da magia, me lembrou um pouquinho Stardust que eu to lendo agora. Só que em Stardust é o contrario: o livro começa como se fosse uma história pra crianças e depois é que a coisa começa a complicar.
    Eu sou uma admiradora gigantesca de literatura fantástica e literatura histórica (sem falar dos livros policiais e de terror que são a minha paixão), e eu nunca tinha ouvido falar nesse livro. Que absurdo.
    E eu sempre achei notas de rodapé um troço muito maçante, até que eu peguei O guia do Mochileiro das Galáxias pra ler e eu nunca me diverti tanto³ quanto lendo as notinhas. Elas na verdade são inúteis, mas tem um humor tão mordaz que dá pra se perder lendo as letrinhas miúdas. Coisa linda. <3

    Vou participar da promoção, e vou procurar o livro por aqui.

    Ah, e eu recomendo Stardust pra você, se você gosta de literatura fantástica. É do Neil Gaiman, uma loucura.

    taiyounorakuen.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Pelo amor de Deus, só assista o filme de Stardust depois de ler o livro, senão você vai querer passar longe! haha
    Kimi ni Todoke é um anime beeeem³ fresquinho mesmo. Eu particularmente sou mais fã de psicológicos como Higurashi no Naku Koro Ni, Ookami Kakushi, Red Garden, etc.
    Mas as vezes é bom assistir uma besteirinha pra aquecer o coração de gelo. :D

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Não conhecia o livro, mas ele parece ser bom!


    Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Li 'nos tempos medievais' já me deu vontade de ler..
    Putz a quantidade de páginas, mas livro bom a gente ler rapidinho

    Mas você disse que ele não é fácil, tenso..

    Tem umas promoções no ar, se quiser participar...
    Bom final de terça
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  13. Nossa Fernanda, notas de rodapé com duas páginas de extensão? Nossa, eu não sei se aguentaria. Eu acho essas notas bem interessantes, mas muitas vezes desnecessárias, o que acaba tornando o livro chato e acaba interrompendo o seu ritmo de leitura.
    Esse livro é bem grande, então acho que não teria tempo para lê-lo agora, apesar do enredo ser bem legal.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  14. oi querida,
    bem diferente o livro, mas parece ser muito bom. Fiquei curiosa quanto ao tamanho e a sinopse :D
    vou até participar da promo.
    ;*

    dudsparrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Fernanda! Quero este livro para mim! *-*
    Amo literatura fantástica! Amo a Inglaterra!
    A sua resenha ficou ótima, me deixou ainda mais curiosa em relação a história.
    Ah, é tão chato quando o livro tem problemas como esse, não é... E as notas de rodapé, bom, apenas quando elas são muitos grandes que eu me sinto incomodada.

    Beijocas.
    www.artesaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu também adoro a cultura inglesa, e adoro mais ainda histórias de magia.
    A companhia das letras tem excelentes titulos, no ultimo mes eu comprei vários, de clássicos a livros policiais.
    Fiquei com vontade de ler o livro mesmo com as 816 páginas, eu com certeza demoraria bastante para ler, mas seria prazeroso.

    Beijos

    ResponderExcluir