quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Regras para escrever bem.

Somerset Maugham certa vez disse: "Existem três regras para escrever ficção, infelizmente ninguém sabe quais são elas.". Apesar de haver um certa sabedoria nestas palavras eu insisto e vou atrás do que foi dito, do que foi teorizado. Sabendo no entanto que provavelmente nós, novos escritores, encontraremos por nós mesmos o caminho, por mais obscuro que seja e talvez, um dia, escreveremos as nossas próprias regras.

Em 2010 a jovem escritora Zadie Smith (autora de: Dentes Brancos) fez uma lista de 10 pontos para o The Guardian, foi sucinta mas feliz em cada comentário, muito práticos e atentos as armadilhas do caminho.




1. Ainda na infância, assegure-se de ler um monte de livros. Passe mais tempo fazendo isso do que qualquer outra coisa.
2. Quando adulto, tente ler seu próprio trabalho como um estranho o leria, ou melhor ainda, como um inimigo o leria.
3. Não romantize sua “vocação”. Ou você consegue escrever boas frases ou não consegue. Não existe nada parecido com uma “vida de escritor”. A única coisa importante é o que você deixa na página.
4. Evite seus pontos fracos. Mas faça isso sem dizer a si mesmo que aquilo que é incapaz de fazer não merece ser feito. Não mascare sua insegurança com o ressentimento.
5. Deixe um espaço de tempo decente entre escrever e editar o que escreveu.
6. Evite panelinhas, grupos, gangues. A presença de uma multidão não tornará seu texto melhor do que é.
7. Trabalhe num computador desconectado da internet.
8. Proteja o tempo e o espaço em que escreve. Mantenha todo mundo do lado de fora, mesmo as pessoas que são mais importantes para você.
9. Não confunda honrarias com realização.
10. Diga a verdade através de qualquer véu que esteja à mão – mas diga. Conforme-se com a tristeza de uma vida inteira que advém do fato de nunca estar satisfeito.

Agora vamos a John Steinbeck - vencedor do Prêmio Pulitzer e prêmio Nobel, com suas seis dicas, tirados de uma entrevista sua, totalmente excelente, de 1975 para a revista The Paris Review.

1) Abandonar a ideia de que você nunca vai terminar, e escrever no mínimo uma página para cada dia, isso ajuda. 
2) Escrever livremente e tão rapidamente quanto possível e jogar tudo no papel. Nunca corrigir ou reescrever até que a coisa toda esteja ali. Reescrever durante o processo é normalmente usado como desculpa para algo que não está acontecendo. Ele também interfere com o fluxo e o ritmo que só pode vir de uma espécie de associação inconsciente com o material.
3) Esqueça o seu público generalizado. Em primeiro lugar, o público, sem nome sem rosto vai assustá-lo até a morte e, em segundo lugar, ao contrário do teatro, ele não existe. Na escrita, o seu público é um único leitor. Descobri que às vezes ajuda escolher uma pessoa, talvez real, ou uma pessoa imaginou e escrever para ela.
4) Se uma cena ou uma seção recebe o melhor de você e você ainda não esta feliz, ignore-o e siga em frente. Quando terminar tudo. você pode voltar para ele e então poderá achar que o motivo que deu problema não existe.
5) Cuidado com uma cena que se torna muito caro para você, mais caro do que o resto. Normalmente, será verificado que é de desenho ou cena de filme.
6)Se você estiver escrevendo diálogo, diga em voz alta o que você escreveu. Só então ele terá o som da fala.
12 anos antes - em 1963 depois de receber o Prêmio Nobel de Literatura Steinbeck deixa um conselho que quebraria com sua regras: 
"Se há uma mágica para a escrita e estou convencido de que há, ninguém jamais foi capaz de reduzi-lo a uma receita que pode ser passada de uma pessoa para outra. A fórmula parece estar apenas no desejo dolorido do escritor em transmitir algo que ele ache importante para o leitor. Se o escritor tem essa necessidade, ele pode, às vezes, mas não significa sempre, encontrar a maneira de fazê-lo. Você deve perceber a excelência que faz uma história boa ou os erros que faz com que ela se torne ruim. Uma história ruim é apenas uma história ineficaz".

São muitas as não-regras e mais regras ainda, caso você queira conhecer mais alguns escritores e seus conselhos, tem mais algumas pérolas no bom Brain Pickings!
Acredito que boa escrita não é um dom natural, você tem que aprender a escrever bem. Fica a dica ou melhor as regras!
Bjos a todos!

12 comentários:

  1. Nossa gostei muito das regras viu :D Bjs

    euvivolendo.blogspot.com ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. É bem importante as pessoas entenderem que a profissão escritor é um trabalho, que requer disciplina e muito sacrificio... Lembro daquela frase antiga de Thomas Edison que diz... talento(há versões com escrever, ou ainda genialiadade) é 1% de inspiração e 99% de transpiração. Ou seja, mãos a obra!!!! heheheheh.... Bjooo!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei das dicas/regras. Acho que independe do que você for escrever ou até mesmo fazer, não há uma formula mágica, creio que é mais a perseverança e insistencia. Eu tinha uma professora de desenho, que certa vez falou algo que jamais vou esquecer: " Dom e talento não existe, qualquer um sabe desenhar, basta treinar todos os dias." Essas palavras me tocaram bastante, e credito, que na escrita também é assim, não tem um dom, você tem que praticar sempre, se exercitar, seja lendo, escrevendo, e claro nunca desistir =D

    Bjs

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  4. Acho que dicas sempre ajudam. Escrever é esforço, dedicação e muita, MUITA leitura.

    Beijos,

    Carissa
    http://artearoundtheworld.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. ótimas dicas amiga!!
    Gostaria de escrever uma história um dia, mais por enquanto me falta inspiração..

    bjs
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. gostei muito da postagem
    tem muita gente que precisava ler isso viu.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Fê!
    Eu curti as dicas. na verdade, às vezes eu procuro por diversas delas mas admito que é apenas para dar uma desculpa a mim mesma do motivo de eu não estar escrevendo: preciso melhorar minha técnica, vou buscar dicas/regras.... Mas eu sei que técnica a gente só ganha mesmo escrevendo e é por isso que eu ando me centrando mais em escrever (tudo, qualquer coisa: uma linha, um parágrafo, um capítulo de oito páginas de formatação comum).

    Gislaine,
    atualizado, comenta?
    Jeito Inédito

    ResponderExcluir
  8. Sempre que penso em escrever, logo desanimo e desisto... Nunca me prendi a regras nemnada, mas tb nunca escrevi nada que ultrapassasse 7 capitulos rsrsrs
    Acho que ainda não me sinto inspirada e preparada o suficiente pra levar isso pra frente!
    As dicas são ótimas

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  9. Acredita que eu li essas dicas nesse final de semana mesmo, Fê?
    Achei as dicas maravilhosas. Eu sempre penso em escrever algo, mas minha falta de tempo acaba comigo.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  10. Adorei conhecer seu blog!
    Seguindo!!!
    Beijos
    Rízia - Livroterapias
    livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Gostei sobre evitar panelinhas...é verdade. Escrever é um ato de solidão, precisamos fechar a porta.
    Algumas pessoas dizem que escrever é fácil, eu não acho.
    No meu primeiro livro eu fiz assim, escrevi com meu coração e depois tentei analisar.
    E sobre o fato de que vc deve escrever uma página por dia, foi assim que eu pensei antes de iniciar. Eu sentava todos os dias na frente do computador(sem internet) e saia algumas linhas, no dia seguinte eu apagava...e então eu pensei: se todos os dias eu acrescentar uma linha, um dia eu termino..Precisamos começar!
    Lindo post! Vou guardar alguns dos conselhos..beijinhos

    P.S: está rolando um sorteio de um livro e uma bolsa lá no blog. Venha participar: http://marlicarmenescritora.blogspot.com.br/2012/12/sorteio-janeiro-feliz.html

    ResponderExcluir