terça-feira, 8 de outubro de 2013

Paulo Coelho está falando merda... Ou não?


Reunião!
Som de passos, cadeiras arrastando, respirações pesadas, papéis, fotos, teclas, tec tec tec tec..

- É sobre Frankfurt - o cara de barba grande e cabelo indie diz saído de algum lugar.
- Há de novo?
- Já tivemos esse mi mi mi... - vozes reclamam, ele não se abala.

A primeira reunião havia acontecido meses atrás quando a lista dos autores selecionados para a famosa feira veio à tona. Todo mundo queria ir.
Eu queria!
- Por favor me traduzam para o alemão! - disse.
- Você ainda não tem nenhum livro publicado...- alguém lembrou, pondo-me em meu lugar.
- Err claro... quem sabe na próxima...

- O mago desistiu. - o cara barbudo fala atraindo todos os olhares.
- Não!
- Como pode?
- Que  loucura!
- Porque Meu Deus???

Todos comentavam chocados e eu também: alguém o maltratou? Só pode!
Penso que em algum momento eu mesma ligaria exigindo uma resposta da ministra da cultura: O que a senhora fez para que este homem desista? - Eu gritaria com os olhos injetados, nervos a flor da pele - A senhora espere aí um segundo! Gente qual o nome dele mesmo? Paulo? Paulo o que? Coelho? Há o Coelho....

O assunto murcha e murcha mais um pouco quando começam a ler seu discurso, pouco plausível, citando nomes de autores comerciais demais (marca registrada do próprio) e alguns que mal saíram das fraldas editoriais.

"Falei com vários de meus colegas que não foram convidados - Paulo coelho dissera - como Eduardo Spohr, Carolina Munhoz, Thalita Rebouças, André Vianco , Felipe Neto ou Rafael Draccon. Tentei ao máximo conseguir que fossem. Sem sucesso. Então, em protesto, decidi não ir a Frankfurt. O que foi uma decisão difícil, porque sempre quis ser convidado para um evento desses pelo meu governo"

Felipe Neto? Poxa Paulo, aí fica difícil te defender. Olho para a minha secretária: cancela a ligação com a ministra, por favor. Sou a calmaria em pessoa.

“Duvido que sejam todos escritores. - continua ele - Dos 70 convidados, só conheço 20, dos outros 50 nunca ouvi falar. Presumivelmente, são amigos de amigos de amigos. Nepotismo. O que mais me aborrece: existe uma nova e excitante cena literária no Brasil. Mas muitos destes jovens autores não estão na lista”.

Agora todos os olhares estão focados no horizonte ou em seus próprios sapatos. Não se houve um pio. O Silêncio se estende, até que:
Quanto tempo o Paulo está fora do Brasil? 
- Ele não tem internet? 
O buchicho aumenta. 
- Esse negócio de magia negra fritou seu cérebro... - Fala uma senhora que ninguém nunca tinha visto por ali. 

O que Paulo Coelho não sabia no dia da entrevista, mas provavelmente sabe agora é que: dos setenta escritores/cartunistas/ilustradores/quadrinistas convidados, cerca de 97% são premiados aqui e no exterior e extremamente aceitos pela critica literária do nosso e de outros países. Eles são, sim, a cena que está acontecendo na literatura brasileira. Disso ninguém dúvida, só o Paulo.

A mídia, acostumada com seus rompantes e impropérios, não dá grande valor, os autores que ele citou se sentem agradecidos e até mesmo vingados. No entanto tudo continua como está, exceto para Paulo que não vai.

Acabou? Não, espere aí. Em uma de suas não tão brilhantes falas, ele diz haver nepotismo nas escolha dos autores.

- Nepotismo?
- Que horror!
- Calma, vamos pensar sobre isso. 
- Palavra difícil... 
- Palavra de pavão!
- Sim! Pomposa demais.
- Posso ir ao banheiro?
-Não.
- Será que procede? 
- Todos são qualificados, não é? 

- Bom... quase todos, tem uns três ali que não entendi - digo jogando as palavras para o alto. Eles sabem quem são e também ninguém entendeu, sei disso pelo silêncio que volta, agora novinho em folha. Não vamos citar nomes, claro, o ventilador já está marrom... As cabeças assentem. Tensão.

- Ei espera, não pode acabar assim! E os 66% dos nomeados que são da Companhia das Letras? - diz novamente a senhora que ninguém tinha visto ali. Rabugenta, como o Paulo, mas ela parece estar certa. 

Calculadoras a postos, site da editora em frente aos olhos. Opa! Só sobrou 34% para ser dividido entre as outras treze editoras com autores convidados?
De setenta autores, quarenta e seis são da Companhia das Letras e dentro destes encontra-se viajando junto Lilia Moritz Schwarcz. Isso mesmo, a fundadora desta mesma editora que parece ser dona do casting mais brilhante do Brasil.

- Mas ela não é antropóloga? - A Velha questiona outra vez.
- Sim, mas também é autora... - eu respondo confusa. 
- Qual o nome dos livros? Alguém já leu? Ganhou algum prêmio? - neste momento todos desejam realmente nunca ter visto a velha na vida. Ninguém sabe os nomes, ninguém leu e não ganhou nenhum prêmio.

- Mas são livros importantes! - Grito, querendo acreditar em minhas próprias palavras, um gosto amargo na boca. - Se foi chamada é porque merece!

Olhos para os lados, para cima, para baixo, ninguém discorda. O Horizonte agora está mais longe, a Alemanha mais fria e ninguém quer continuar falando sobre isso. Deixa o Paulo, coitado. 
Assunto Encerrado.

32 comentários:

  1. Independente de certo ou errado, ele foi arrogante, grosseiro e desrespeitoso com os demais.

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Ele é sempre arrogante neh, marca registrada dele. Uma pena porque tem uma visibilidade tão grande, poderia fazer tanta coisa...

    ResponderExcluir
  3. O sucesso subiu a cabeça do Paulinho. Tem alguma coisa errada com essa 'lista' ? Isso é evidente... Mas, Felipe Neto? Rindo até agora.

    ResponderExcluir
  4. Um dos assuntos mais comentados no momento.
    e acho que ainda vai se falar muito sobre a saída dele e sobre a lista.

    Beijos,
    Carissa
    www.carissavieira.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Fê,

    Concordo em parte com o Coelho, alguns escritores citados por ele mereciam ir à feira de Frankfurt, tais como Thalita Rebouças ou André Vianco. São nomes que, para o bem ou para o mal, estão ganhando projeção nacional. Da lista oficial, eu conheço bem menos nomes que o Coelho. Claro que deve ter havido um pouquinho de politicagem na escolha dos nomes, mas essa é só minha impressão. Posso está enganado.
    Não gosto dos livros de Paulo Coelho, li uns dois ou três quando era mais jovem e decidi nunca mais ler. Há certamente escritores melhores.
    Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Max, antes de fazer este post eu pesquisei todos, pq tinha nomes que nunca tinha ouvido. Aí vi minha ignorância da literatura, pq percebi que como recebo muito livro de parceria estava me prendendo a uma literatura mais comercial. Eles são todos autores renomados pelo meio acadêmico, são grandes apostas. Infelizmente será difícil a Thalita e o André ganharem prêmios de melhor livro ou coisa parecida. É igual quando você vai participar de um campeonato, vc vai com seu melhor time ou com o mais carismático? é mais ou menos por aí...
      bjosss

      Excluir
  6. Sinceramente o Paulo Coelho não precisa da opinião para o que ele deseja ou não fazer. Ele tem opinião e personalidade suficientes para decidir o que lhe faz bem.
    Não ir a feira de Frankfurt é decisão dele. Se ele acha que outros autores brasileiros estão sendo menosprezados, parabéns para ele por não ter ido.
    Se as pessoas se juntassem e se defendessem sempre que acha que algo está errado ao seu redor, talvez tudo fosse mais justo.
    Ele não vem ao Brasil com frequência, mas tem internet em casa, e sempre está no twitter escrevendo em português para os brasileiros.
    Um brasileiro que mora fora não deixa de ser brasileiro.
    Enfim, assim como ele, eu tenho minha opinião.
    A literatura brasileira nunca foi valorizada mesmo. Ainda bem que tem alguém que faz de tudo para que ela apareça!!!

    Eu vou compartilhar seu post no meu face! Espero que não se importe!!

    Bjkasssssss


    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, opinião é produto barato e vem de graça. Concordo que se as pessoas se juntassem e se defendessem tudo seria melhor, mas neste caso não posso me juntar nem defender porque obviamente não concordo com o que ele disse. Estar no twitter não significa estar por dentro do que acontece aqui. Ele disse só conhecer 20 dos 70, como pode? a esmagadora maioria já ganhou Jabutis, Prêmios da academia, Camões e tantos outros. Ninguém disse que ele deixa de ser brasileiro, longe disso, mas a questão é que ele não sabe o que está dizendo. A literatura brasileira nunca foi valorizada mesmo. vc diz e isso é motivo para ele falar mal do Brasil sem propriedade para os jornais do mundo? Se fosse uma coisa certa blz, mas dizer que 50 autores renomados, que ele desconhece, só foram pq são amigo dos amigos. Ele faz de tudo para aparecer mesmo que de forma negativa e isso, ao meu ver não é legal. Não tem aplauso.

      Excluir
  7. Hiiii complicada a situação heimm..
    Bom, só sei que eu sou fã de carteirinha do autor, tenho todos os livros, já li todos, e se escrever mais, vai para minha coleção..

    beijos mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a postagem, pela forma escrita e pelo fato de colocar dois pontos de vista na história... Realmente, Felipe Neto (tipo HEIM?), e o fato de ele nao conhecer os premiados não muda o fato de eles serem premiados, e por conta disso merecerem ir!

    Gente, por favor, Paulo Coelho pode ser premiado (sem fonte para confirmar isso), pode ser conhecido, e por isso foi convidado para a feira, mas ele não me representa não aheuhuaehuae! E se for para escolher entre André Vianco, q eu já li e não gosto, ou um livro q nao conheço mas q seja premiado, então prefiro apostar na minha ignorância! Haha!

    Mas clar que temos q lembrar também que, no Brasil, muita coisa está errada, e isso se reflete em tudo... Uma antropóloga está lá? Ok, Fe, ta na hora de vc traduzir seu livro pro alemão aehuahueae

    ResponderExcluir
  9. Ta alguém me atualiza?? To boiando kkkk'
    Beijos amore
    Beijokas, Brubs
    Livros de Cabeceira
    @IWannaRuffles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga o Paulo coelho desistiu de ir para Frankfurt pois disse que não aceita que novos autores não estejam na lista e que nela há vários desconhecidos. A ministra diz que ele se negou a ir pois fez varias exigências descabidas, como se fosse um rock star... fofocas a parte o assunto rendeu pano pra manga.

      Excluir
  10. Não entendo porque tanta gente fala bem do seu blog, vim aqui com expectativa de encontrar algo de valor e encontro este post ridículo, que quem vê de fora não entende nada, só entende que você está ofendendo um autor renomado como este. Lendo algumas das suas resenhas percebi que você não tem respeito pelo autores nacionais, provavelmente recalque por não ter publicado seu próprio livro. São blogs como o seu que atrasam a literatura brasileira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHuehuehauheuheuhaueheu! Fernanda, sua recalcada! Não publica seu livro (né, mesmo que ele ainda nao esteja acabado), e depois cria um blog direcionado so para a literatura nacional, só para descontar todo seu recalque contra nossos autores! Aposto que vcê também é contra o Paulo Coelho fazer parte da Academia Brasileira de Letras! AHuehuehuahuehuae!

      Excluir
    2. Por isso não deixo meu nome, tem sempre as amiguinhas que võa defender

      Excluir
    3. Primeiro a pessoa não tem coragem de mostrar o nome, depois ainda fala de 'recalque' ? Por favor né. Só porque o Paulo Coelho é 'renomado' todo mundo tem que aceitar o que ele fala como lei? Acho que faltou muuuuuita interpretação da sua parte com relação ao texto. Que bom que você não mostra o seu rosto, porque com certeza afastaria muitas pessoas do seu blog.

      Excluir
  11. Oi Anonimo =P Pensei em nem responder isso porque no geral os anônimos sempre somem sem deixar rastro... Fico contente que muita gente fale bem do blog, fiquei feliz com essa informação. Meu post é ruim? Sinto muito, este é um espaço de experimentos, de bate papo e principalmente é um lugar meu, onde vou escrever minha opinião e aceitar a opinião de outros. Como estou aceitando a sua. Como posso perceber você realmente não me conhece, pois se conhecesse saberia que tenho um outro blog que se chama "Fala Urupês?" voltado apenas para a divulgação dos autores nacionais, então sua critica não tem cabimento. Não tenho respeito por autor ruim, isso é verdade. Quem me dera se meu blog tivesse o poder de modificar qualquer coisa no Brasil... Obrigada pelo recado, na próxima deixe seu nome, dê sua cara a tapa, assim como eu dei a minha ao criticar um autor tão "renomado".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você deve se achar muito boa para dizer quem é bom ou ruim, espero mesmo que você publique seu livro porque vou ter prazer em resenha-lo, com todo o respeito que você diz ter pelo autores nacionais.

      Excluir
    2. Querido anônimo,
      Só para constar, é a primeira vez que eu venho no blog, nao sou amiga da dona, nao vi nenhum outro texto dela (by the way adorei o seu texto!) e independente desse texto ser bom ou ruim ou ela criticar ou nao o autor nacional vou te falar uma coisa. Não é só porque o autor ta na mídia e vende livros que ele é renomado ou pelo menos que ele seja bom. Você chamar Paulo Coelho de autor renomado, no sentido de bom, é ofender a literatura Brasileira. E querido, eu leio mais livros nacionais do que internacionais e classicos ainda por cima e de autores tipo Machado de Assis, Jorge Amado, José de Alencar, Fernando Sabino e que, esses sim são de renome. Paulo coelho de renome...Nao ofenda a nossa literatura, faça-me o favor. (E já escrevi e publiquei um livro, só para constar e estudei literatura na faculdade)

      Excluir
    3. Oi Gabi, obrigada pelo recado, concordo com vc em muitos pontos. Seja bem vinda ao blog, Bjos

      Excluir
  12. Eu li a lista de Frankfurt. Há um sergipano: Antônio Carlos Viana. Pesquisei sua vida e obra. O autor é renomado, tem títulos, tem nome. O Coelho falou tolice. Não deveria ser grosseiro. O Brasil tem que ir a Frankfurt com o que tem de melhor. Como ele não se sente como tal, que não vá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc Ronaldo, obrigada pelo recado.

      Excluir
  13. Não tiro a razão do Paulo Coelho, ele tem sim um estrelismo exagerado, mas eu acho que autores que estão na mídia deveriam ir sim, são autores que o pessoal jovem conhece e temos que incentivar a leitura aos jovens, seriam muito bacana ver o grande Vianco em um evento assim, ele tem ótimos livros e batalhou pra caramba para publicar os livros dele, claro que os que foram também merecem, alias eles são reconhecidos LÁ FORA e isso que conta mais, já o reconhecimento dos jovens leitores não está de nada valendo, não entendo bem isso, mas fico descontente, posso estar errada, mas é o que penso no momento!

    Estandy Books - A Estante Da Andy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andy, eu vejo da seguinte forma, a delegação brasileira foi escolhida por prêmios e potencial, eles querem mesmo é mostrar uma literatura mais fina, se posso chamar assim. Veja bem não falo mal do Vianco e nem de quem quer que seja (talvez um pouco do Felipe Neto) até pq meu próprio livro não iria ser convidado nem se eu queimasse todos os meus neurônios. Não estou julgando aqui, mas entendo as escolhas que foram feitas. Obrigada pelo recado =D Bjos

      Excluir
  14. Olha eu admito que não achei que o Paulo Coelho falou merda não. Ele se acha uma estrela? Ah com certeza se acha. Mas o Brasil tem essa mania de achar que a literatura só é válida se for na forma cult, e outros autores sobre tudo os de fantasia sempre não são levados a sério. Acho que isso tem que mudar, completamente absurdo o Dracon e o Spohr não terem sido chamados, considerando os livros magnificos e com uma boa fama que eles publicaram!

    Eu vi seu blog, lá no grupo blogueiros literários. Resolvi seguir e curtir os blogs que estão lá na divulgação, porque acho que assim vai ser mais legal minha participação no grupo, conhecendo todo mundo e tal :D
    Beiijos,
    Paula
    http://www.interacaoliteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula, bem vinda ao blog =D
      Eu amo literatura fantástica e acho que o Brasil deveria sim tentar vender a nossa lá fora, torço por isso. Se não me engano o Spohr já fechou alguns contratos no exterior. Bjosss

      Excluir
  15. Nossa, que situação intensa.
    Confesso que desconhecia essa personalidade "exibicionista" do Paulo Coelho. Gosto muito dos livros dele.
    Na verdade, eu deixarem bem claro minha opinião Fê-chan (posso te chamar assim?). Eu leio livros não por autores, mas sim por histórias. Não me importo se o autor(a) estrupou várias pessoas na adolescência ou vivia chapado na faculdade. Com tanto que escreva de uma forma brilhante e que me agrade, o resto são puros atributos de cada personalidade.
    Julgar os outros é ser bastante hipócrita. Devemos focar nas escritas dos autores e não em suas personalidades/vidas.
    Já pararam para pensar quantos autores/cartunistas/poetas do passado tiveram personalidade excêntricas e que foram julgados como tal, hoje tem títulos e mais títulos de grandes autores da literatura brasileira?
    Eu não tiro a razão do Paulo Coelho nessa situação citada do post. Queria muito ver André Vianco e Thalia Rebouças nessa "reunião". Só não concordo, ainda, com o Felipe Neto, pois até onde eu sei ele não é autor. Ele pode ter falado grande merda (estou falando do Felipe) no passado em seus antigos videos, mas hoje ele amadureceu. Demonstrar a sua opinião é colocar a cara a tapa. Vc não vai convencer muitas pessoas de que a sua opinião é certa, mas vc deve mostrar a sua opinião.
    Enfim, só achei exagerado a atitude do Paulo Coelho de não ter comparecido a reunião. Acho que ele não sabe o real significado da palavra interação.

    P. S. = li comentários acima e detectei um anônimo. Nossa, é incrivel como as pessoas gostam de julgar os outros se escondendo atrás do anonimato. Te aconselho a desativar os comentários anonimos Fê-chan, porque isso não pode nem ser considerado comentário afinal de contas a pessoa na "existe" perante a blogsfer. Bjs :*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bruno-kun seja bem vindo ao blog. Já segui seu conselho e mais nenhuma anônimo pode deixar recados.
      Obrigada!
      Bjos

      Excluir
  16. En passant, eu tenho apenas um bloguinho de frases. Frasinhas. São razoáveis, eu diria. É só para comunicar-me com o mundo, dizer alô. Não escrevi um livro. Escrevi aí meus trinta. Acontece que não publiquei. Pode ser que sejam ruins, afinal. Tu tens aqui um blog e tanto. Teu livro deve ser bom. Tua proposta aqui é muito boa. Tens paciência. Paulo Coelho é fraco como autor. Falar do que é fraco é perda de tempo. A opinião dele foi tola. Não falarei mais que isso. Falo do teu comentário. Ele é amplo, muito bem pesquisado. Os comentários são muito interessantes. Foste ofendida e elogiada, atacada e defendida. Isso foi belo. Teu livro deve mesmo causar isto. Deves ser muito boa. Beijossss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucas, obrigada pelo recado.
      Eu gosto de coisas escritas por frases, sejam elas soltas, ou livros, contos. Acompanho muito autores que escrevem seus livros pelo twitter cada dia com uma frase, uma passo de cada vez. Bem vindo ao blog e sucesso.

      Excluir