sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Prêmio Literário José Saramago

Em sua oitava edição o prêmio premia Ondjake (Companhia das Letras), angolano radicado aqui na terrinha, com sua obra Os transparentes.


Ondjaki, pseudónimo literário de Ndalu de Almeida, é um termo da língua umbundu que significa "guerreiro". Este premio vem para coroar uma carreira recheada deles, inclusive o nosso querido Jabuti na categoria juvenil, pela obra "AvóDezanove e o segredo do soviético", em 2010. Tudo bem que esta não é a melhor foto dele, mas é eu achei tão expressiva que resolvi colocar aqui!

O Prêmio José Saramago, instituído pela Fundação Círculo de Leitores em 1999, é atribuído a uma obra literária, escrita em língua portuguesa por jovens autores, cuja primeira edição tenha sido publicada num país da lusofonia (conjunto de identidades culturais existentes em países, regiões, estados ou cidades falantes da língua portuguesa como Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique,Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste). 25 000 mil euros é a premiação para o autor, mais ou menos 77 mil reais.

As brasileiras Adriana Lisboa ("Sinfonia em Branco") e Andréa del Fuego ("Os Malaquias") já receberam o Prêmio José Saramago, respectivamente em 2003 e em 2011.






 
“Este é um livro sobre uma Angola que existe dentro de uma Luanda que eu procurei escrever e descrever. Fi-lo com o que tinha dentro de mim entre verdade, sentimento, imaginação. E amor. É uma leitura de carinho e de preocupação. É um abraço aos que não se acomodam mas antes se incomodam. É uma celebração da nossa festa interior, trazendo as makas, os mujimbos, algumas dores, alguns amores. Penso que todos queremos uma Angola melhor”, disse o escritor no seu discurso de agradecimento. 






Ondjaki recebeu o prêmio no mesmo dia em que é publicado o seu novo livro, "Uma escuridão bonita", com ilustrações de António Jorge Gonçalves.

Bjos a todos.

2 comentários:

  1. Seguindo e Curtido!!Retribui??
    http://overdoselite.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/overdoselite
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Acho que estou viciado nesse blog! Posso dar uma sugestão de um livro fantásticos que estou lendo? ''Ai meu Deus, ai meu Jesus'' de Carpinejar. São crônicas sobre amor e sexo, com conselhos e humor. Tô adorando!

    Beijo, Thiago Groening - http://ovinililustrado.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir